Duas pessoas são presas no Pará por fraudar Sistema Nacional de Emprego

Pará

Publicado em 08/05/2018 - 15:21 Por Graziele Bezerra - Brasília

Uma fraude milionária no Sistema Nacional de Emprego (Sine) terminou com a prisão de duas pessoas e o afastamento de dois servidores ligados ao Ministério do Trabalho  nas cidades de Marabá e Redenção, no Pará.

 

 

Eles faziam parte de uma quadrilha especializada em fraudar o seguro desemprego. O secretário executivo do Ministério do Trabalho, Leonardo Arantes, revela como era a atuação do bando

 

A partir daí, os invasores do sistema forjavam a demissão de pessoas com vínculos de trabalho ativo. Em muitos casos, os trabalhadores só descobriam a fraude quando eram demitidos de fato e pediam seus benefícios. Era então que eles percebiam que o seguro desemprego tinha sido sacado por outra pessoa. 

 

 

Para concordarem em fazer parte do esquema, os servidores recebiam a promessa de ganhos de até 90 mil reais. Para coibir práticas do tipo, o Ministério do Trabalho adotou desde dezembro de 2016 Sistema Antifraude do Seguro desemprego. Esse sistema faz uma leitura de possíveis tentativas de fraude, bloqueia os requerimentos e só depois de verificar se o pedido é real, libera os valores.

 

 

Desde o início do sistema, 61 mil requerimentos, com indícios de fraudes, foram bloqueados, o que evitou a liberação de quase um R$ 1 bilhão . Só no Pará, foram 9 mil requerimentos bloqueados, equivalentes a R$ 55 milhões.

 

 

Os investigados poderão responder pelos crimes de Associação criminosa, corrupção ativa e passiva, inserção de dados falsos em sistemas de informações e estelionato.As penas pelos crimes investigados podem alcançar mais de 30 anos de prisão.

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo