Fraudes em licitações de transporte e merenda escolar no Pará chegam a R$ 2,5 milhões

Pará

Publicado em 16/10/2018 - 16:08 Por Maíra Heinen - Brasília

Duas operações deflagradas nesta terça-feira, no Pará, buscam desarticular quadrilha especializada em fraudar licitações relacionadas ao transporte e ao fornecimento de merenda escolar.

 

As operações Frota de Barro e Grande Salto são realizadas pela Polícia Federal em conjunto com a Controladoria Geral da União e Receita Federal. As ações acontecem nos municípios de Belém, Ananindeua, Marabá, Jacundá, Goianésia do Pará, Breu Branco e Tucuruí.

 

Segundo a Polícia Federal, as investigações começaram a partir de denúncias anônimas sobre fraudes em licitações, na prefeitura de Goianésia do Pará, em 2017. Empresas se associaram de forma estável e permanente, para prejudicar o caráter competitivo das licitações referentes ao fornecimento de transporte e de merenda escolar.

 

De acordo com a PF, os investigados, que fazem parte de um mesmo grupo econômico, corromperam servidores públicos municipais para que pudessem simular lances fazendo com que os preços dos contratos fossem superfaturados. Por outro lado, os fiscais desses contratos recebiam propina para deixar de fiscalizar a prestação dos serviços.

 

A CGU acredita que as fraudes praticadas pelas empresas e pelos investigados alcancem cerca de R$ 2,5 milhões.

 

Estão sendo cumpridos 42 mandados judiciais expedidos pela Justiça Federal de Tucuruí: seis são de prisão preventiva e 12 de prisão temporária.

 

Os investigados vão responder pelos crimes de associação criminosa, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica e estelionato. Ao todo, as penas podem alcançar mais de 30 anos de reclusão.

Últimas notícias
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo