Mineradora terá que indenizar comunidades indígenas no Pará; empresa é acusada de contaminar rio

Justiça Federal

Publicado em 17/11/2018 - 09:15 Por Juliana César Nunes - Brasília

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que as comunidades indígenas Xikrin e Kayapó sejam indenizadas pelos danos ambientais e à saúde sofridos a partir de operações da Mineração Onça Puma, subsidiária da Vale. A empresa atua na extração de ferro-níquel no sul do Pará.

 

A decisão judicial obriga a paralisação das atividades de exploração mineral no local até que todas medidas socioambientais tenham sido tomadas. Foi fixada uma indenização mensal de um salário-mínimo por indígena. O valor total das indenizações pode ultrapassar R$ 100 milhões.

 

A Justiça Federal se baseou em ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal. Os procuradores afirmam que estudos já realizados indicam contaminação no Rio Catété e redução da disponibilidade dos alimentos.

 

Os metais pesados despejados pela Mineração Onça Puma teriam tornado a água imprópria para consumo. Indígenas que tomaram banho no Rio Catété apresentaram coceiras pelo corpo e vermelhidão nos olhos.

 

De acordo com o procurador Felício Pontes, pesquisa da Escola Paulista de Medicina também levanta suspeita de má-formação fetal e doenças graves nas comunidades Xikrin e Kayapó.

 

Procuramos a Funai e a empresa Vale para comentar a decisão judicial, mas até o fechamento desta reportagem, não obtivemos retorno.

Últimas notícias
Justiça

MPF abre novo procedimento após morte de cidadão em abordagem da PRF

Imagens veiculadas na internet mostram a vítima presa dentro de uma viatura esfumaçada. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar que a vítima teve como causa da morte insuficiência aguda secundária a asfixia.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas em AL: Governo reconhece situação de emergência em 9 municípios

O governo federal reconheceu a situação de emergência em nove municípios de Alagoas por causa das fortes chuvas que atingem o estado. Outras duas cidades estão com processo de reconhecimento federal em andamento. 

Baixar arquivo
Justiça

Chacina de Unaí: ex-prefeito é condenado a 64 anos de prisão

O Tribunal do Júri Federal condenou nesta sexta-feira o produtor rural e ex-prefeito Antério Mânica no caso do assassinato de três auditores fiscais e do motorista, em 2004, em Unaí (MG).

Baixar arquivo
Saúde

RJ: Casos de dengue aumentam 177% nos cinco primeiros meses deste ano

A capital fluminense concentra a maioria dos registros da doença, mas as regiões Noroeste e Norte apresentam alta transmissão, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Ministério de Minas e Energia diz que estoque de diesel dura 38 dias

Se a importação desse combustível fosse suspensa, seria possível atender à demanda durante 38 dias, com esses estoques e a produção nacional.

Baixar arquivo
Economia

Eletrobras lança oferta de ações em mais um passo para privatização

A Eletrobras apresentou os documentos necessários para realizar a operação, com a qual a estatal espera movimentar mais de R$ 30 bilhões.

Baixar arquivo