Operação da PF combate fraudes na concessão de títulos de terras públicas no Amapá

Operação Miríade

Publicado em 13/11/2018 - 13:02 Por Dayana Vitor - Brasília

A Operação Miríade da Polícia Federal desarticulou, nesta terça-feira (13), uma quadrilha especializada em fraudar títulos de terras públicas da União para a exploração ilegal de minério e madeira, no Amapá.

 

Segunda a polícia, se o esquema não tivesse sido descoberto, o grupo poderia gerar um prejuízo de aproximadamente R$ 60 milhões aos cofres públicos.

 

As investigações revelaram que servidores públicos envolvidos nas fraudes tentavam vender terras públicas a empresários. 

 

Cerca de 60 agentes da PF estiveram nas ruas de Macapá, capital do Amapá; em Cascavel, no Paraná; e em Mirassol d’Oeste e Sorriso, no Mato Grosso. A missão era cumprir oito mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão contra servidores da Superintendência do Patrimônio da União, da Agência Nacional de Mineração, do Programa Terra Legal e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

 

Segundo as investigações da Polícia Federal, os servidores públicos catalogavam áreas para a legalização fundiária e realizavam fraudes no Sistema de Gestão Fundiária. Também falsificavam documentos públicos para dar aparência de legalidade a posses irregulares de terras da União.

 

A Operação Miríade é um desdobramento da Operação Fast Food, que ocorreu no início deste ano.

 

Segundo a Polícia Federal, Miríade é o nome dado a um numeral grego que é equivalente ao valor de dez mil. Na língua portuguesa, a palavra é aplicada no sentido figurado para representar uma quantidade elevada de alguma coisa, mas de valor indefinido.

Últimas notícias
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Governo Federal adia aplicação do CNU em todo o país

Governo decidiu adiar a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado, em todo país, por causa das chuvas que afetam o Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo