Moradores próximos de barragem no DF vão passar por simulação de rompimento

Paranoá

Publicado em 16/02/2019 - 12:22 Por Anna Luisa Praser - Brasília

Moradores que vivem nas proximidades da Barragem do Paranoá, no Distrito Federal, estão sendo orientados sobre como agir em caso de emergência. O trabalho faz parte das ações de prevenção de acidentes e é desenvolvido pela Defesa Civil, em parceria com a CEB - Companhia de Energia de Brasília -, desde o início desta semana.

 

As áreas abordadas foram escolhidas a partir de um mapa de inundação fornecido pela CEB e que faz uma estimativa de quais regiões poderiam ser inundadas em caso de rompimento da barragem.

 

Dez técnicos têm conversado com as famílias que moram no perímetro de até 10 quilômetros de distância da barragem, o que inclui os núcleos rurais Boqueirão e Paranoá.

 

A ideia é que a comunidade esteja preparada e saiba como agir, caso seja necessário. Por isso, na próxima segunda-feira (17), às 15h, as sirenes serão acionadas para testar se o alerta pode ser ouvido a cada dois quilômetros, até o limite de dez quilômetros da barragem.

 

Após os testes, a Defesa Civil fará uma reunião com a comunidade local e apresentará pontos de encontro, às margens direita e esquerda do rio São Bartolomeu, onde os moradores estarão seguros em caso de rompimento da barragem.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo