MP questiona na Justiça suspensão de serviços de saúde em Imperatriz

Justiça

Publicado em 14/05/2019 - 12:12 Por Bianca Paiva - Brasília

Falta de realização de cirurgias eletivas, de procedimentos de neurologia e de fornecimento de medicamentos, insumos, próteses e órteses.

 

Nos últimos três meses, o Ministério Público do Estado do Maranhão recebeu diversas reclamações sobre serviços de saúde suspensos ou em risco de suspensão no município de Imperatriz.

 

Para tentar regularizar a situação, o órgão entrou com cinco ações na justiça federal contra os governos municipal e estadual e a União, após adotar, sem sucesso, medidas extrajudiciais.

 

Nas cinco ações, o Ministério Público maranhense solicitou urgência no fornecimento dos serviços, insumos e materiais em falta, no prazo de cinco dias, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.

 

Uma sexta ação do MP, protocolada no último dia 7, pede que a Justiça obrigue a prefeitura de Imperatriz a cumprir a sentença proferida em 2013, que determina o fornecimento regular de medicamentos a pessoas com deficiência mediante o bloqueio de verbas do orçamento geral da prefeitura.

 

Além disso, o município deve ficar proibido de utilizar qualquer verba com publicidade e propaganda institucional e de realizar quaisquer festividades, até que os medicamentos voltem a ser fornecidos.

 

A Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão informou que não foi intimada da proposição.

 

A reportagem não conseguiu contato com a Prefeitura de Imperatriz e aguarda retorno do Ministério da Saúde.

 

Nesta quarta-feira (15), o Ministério Púbico vai realizar uma audiência com a prefeitura de Imperatriz e o governo do Maranhão para tratar do assunto.

Últimas notícias
Política

"Que bom que vocês podem reivindicar", diz Lula a servidores grevistas

Presidente reagiu a protesto feito durante inauguração de obra em SP. Servidores de instituições de ensino federais, parados há pelo menos 75 dias, levaram cartazes ao evento oficial.

Baixar arquivo
Geral

Museu no RS envia mais de 200 toneladas de ajuda às vítimas das chuvas

O Museu do Hip Hop do Rio Grande do Sul já encaminhou as doações para comunidades periféricas atingidas pelas enchentes na região metropolitana de Porto Alegre.

Baixar arquivo
Geral

Rompimento de adutora deixa 14 bairros sem água em Porto Alegre

Entre os bairros afetados estão Cristo Redentor, Passo D'Areia, Boa Vista e Vila Ipiranga.

Baixar arquivo
Geral

Governo autoriza a compra de 1 milhão de toneladas de arroz

Ao todo, R$ 7,2 bilhões foram liberados para a compra que será feita pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar através da Companhia Nacional de Abastecimento.

Baixar arquivo
Saúde

Rescisão unilateral: Senacon notifica 20 operadores de planos de saúde

O órgão pediu explicações depois de receber mais de 2 mil reclamações de clientes, que foram comunicados sobre o cancelamento repentino dos seus planos de saúde.

Baixar arquivo
Saúde

RS investiga mais de 800 casos suspeitos de leptospirose

Quatro mortes pela doença já foram confirmadas e outras quatro estão em análise.

Baixar arquivo