Em Brasília, hospital apela a casais para definirem destino de embriões congelados

Brasília

Publicado em 06/06/2019 - 09:57 Por Anna Luísa Praser - Brasília

Ter um filho é o sonho de muitos casais, que às vezes só pode ser realizado por meio da reprodução assistida. Muitas mães percorrem um longo caminho até conseguirem o tão sonhado positivo: são rodadas de medicamentos, coleta de óvulos, fecundação para depois, finalmente, ter um bebezinho crescendo no útero.

 

Nesse processo, para garantir que haja sucesso do procedimento, vários embriões são formados. Mas há um limite de transferência, por isso, os óvulos fecundados que não podem ser aplicados naquele momento, são congelados para tentativas posteriores. Até aí, tudo bem. O problema é quando os pais conseguem o tão sonhado bebezinho e não retornam para decidir o que fazer com os outros embriões.

 

E é justamente esse problema que o HMIB - Hospital Materno Infantil - enfrenta nesse momento.

 

O CEPRA- Serviço de Reprodução Humana do Centro de Ensino e Pesquisa em Reprodução Assistida - tem cerca de 500 embriões congelados. Desses, aproximadamente 250 estão lá há mais de 3 anos, e os doadores precisam comparecer para dar um destino correto a esse material.

 

O casal podem fazer uma nova transferência. Mas caso não queira mais filhos, ainda existe a possibilidade de doar os embriões para outros casais ou mesmo descartá-los.

 

A diretora do Cepra, Rosaly Rulli Costa, faz um apelo aos que já passaram pelo tratamento. 

 

Enquanto os locais de armazenamento estiverem lotados, novos casais não poderão realizar o sonho de ter filhos.

 

 

Por isso, o hospital espera que os responsáveis pelos embriões congelados compareçam, munidos da documentação necessária, e ajudem a dar espaço para novas famílias.

 

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo