Treze pessoas são indiciadas por atestar estabilidade de Brumadinho

Mineradora Vale

Publicado em 20/09/2019 - 16:17 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

A Polícia Federal indiciou sete funcionários da mineradora Vale e seis da empresa de auditoria alemã TUV SUD por falsidade ideológica e uso de documentos falsos. Os funcionários foram responsáveis por atestar a estabilidade da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais, que se rompeu em janeiro deste ano, causando a morte de 249 pessoas, sendo que vinte e uma continuam desaparecidas. Os acusados poderão responder em liberdade.

 

O delegado Luís Augusto Pessoa Nogueira, acredita que houve a intenção de fraudar os atestados de estabilidade.

 

Na avaliação do delegado as mortes poderiam ter sido evitadas. O investigador da PF afirma que já tem as provas necessárias para indiciar os acusados.

 

Em julho de 2018, a empresa TUV SUD, contratada pela Vale, atestou a estabilidade da barragem em Brumadinho. Para a Polícia Federal, a Vale tinha interesse em informar ao mercado e a sociedade que as estruturas estavam seguras, já a empresa de auditoria, segundo o delegado, queria manter os contratos com a mineradora.

 

O policial afirma que a empresa de auditoria, só em 2017 e 2018, tinha assinado contratos no valor de quase R$6,5 milhões.

 

Apesar dos indiciamentos, o inquérito continua. A Polícia Federal ainda espera o resultado da perícia criminal para indicar o que provocou o rompimento da barragem e, com isso, indiciar os responsáveis por crimes ambientais e contra a vida.

 

Em nota, a Vale informou que tomou conhecimento nessa sexta-feira do indiciamento e vai analisar o relatório antes de se manifestar, mas ressalta que a empresa e os executivos vão continuar colaborando com as autoridades. Já a empresa alemã TUV SUD informou que não vai comentar o caso.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo