Ministério da Infraestrutura inicia estudo para fusão de três estatais brasileiras

Valec, Infraero e EPL

Publicado em 11/11/2019 - 17:30 Por Cynthia Cruz - Rio de Janeiro

O Ministério de Infraestrutura iniciou um estudo sobre a possibilidade de unir três empresas estatais: a Infraero, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária; a EPL, Empresa de Planejamento em Logística; e a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.


Em um almoço com empresários, promovido pela Câmara Espanhola de Comércio no Brasil, no Rio de Janeiro, o ministro Tarcísio de Freitas estimou, nesta segunda-feira, que a avaliação pode levar entre seis e oito meses para ser concluída. O eventual processo poderia ocorrer já no ano que vem.


“Está iniciando o estudo agora. Tem uma necessidade de diminuir o tamanho do Estado, tentar buscar sinergia, enxugamento de áreas administrativas. Então vamos ver se existe algum modelo de geração de valor nisso, se existe alguma oportunidade. É uma coisa muito embrionária, a gente vê que existe alguma superposição na atividade dessas empresas, e pode-se eventualmente ter essas atividades em uma empresa só, com uma área administrativa só. Então é uma possibilidade de, nesse formato, acabar fazendo a mesma coisa, até com mais eficiência e menos custo”.


A fusão aproveitaria o quadro de funcionários das três companhias e não geraria demissões, de acordo com Freitas. O ministro afirmou que o estudo busca reduzir gastos, aumentar a eficiência e não tem o objetivo de preparar as empresas para a privatização.


O ministro defendeu também a fusão de três fundos administrados pelo Ministério de Infraestrutura, que, juntos, somam R$ 35 bilhões.


Na avaliação do ministro, turbulências políticas em outros países da América do Sul, como Chile e Bolívia, não terão repercussão sobre o interesse de investidores no Brasil, porque o governo, segundo ele, está conseguindo mostrar que há um bom ambiente de negócios e que respeita contratos e onde os riscos estão sendo tratados de forma conveniente.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo