Operação da Polícia Federal mira suspeitas de desvios em órgãos públicos de Rondônia

Rondônia

Publicado em 05/12/2019 - 21:32 Por Bianca Paiva - Brasília

A operação Feldberg, da Polícia Federal, foi deflagrada nesta quinta-feira em cinco cidades de Rondônia visando desarticular organizações criminosas com a participação de servidores de diversos órgãos públicos do estado.


Cerca de 200 policiais cumpriram 11 mandados de prisão preventiva, três de prisão temporária, 10 de suspensão do exercício da função pública e 52 mandados de busca e apreensão.


O Tribunal de Justiça de Rondônia determinou ainda o bloqueio de contas bancárias e bens dos investigados, além do sequestro de imóveis e veículos, que somados podem chegar a quase R$ 500 milhões.


As investigações foram feitas em conjunto com o Ministério Público do estado. De acordo com a Polícia Federal, foram identificadas, por exemplo, irregularidades no alto escalão da Assembleia Legislativa de Rondônia para eleição da presidência. Uma prática ilícita conhecida como “rachadinha” também foi descoberta. Assessores fantasmas ou funcionários repassavam todo mês parte de seus vencimentos para as contas bancárias de investigados.


Outro esquema criminoso investigado envolve a Idaron, Agência de Defesa Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia. Tratam-se de falcatruas em operações de gado com a participação de pecuaristas, donos de frigoríficos, além de servidores públicos, com a finalidade de sonegação fiscal e fraudes em financiamento rural, além da grilagem de terras em áreas de conservação.


Os acusados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva, peculato, lavagem de dinheiro, falsificação de documento público, dentre outros.


O Governo de Rondônia informou que não vai se manifestar sobre a operação Feldberg, da Polícia Federal. A reportagem solicitou um posicionamento da Assembleia Legislativa do estado, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.

Últimas notícias
Economia

Efeito do clima sobre a inflação preocupa o governo

A preocupação é com impactos no preço dos alimentos e da energia. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que não é com alta de juros que se resolve o assunto.

Baixar arquivo
Economia

Governo anuncia R$ 186 bilhões para indústria de tecnologia no país

Investimentos vão para produção de semicondutores, fabricação de chips, fibras óticas, robôs e computação em nuvem. Ações fazem parte da 4ª fase do programa Nova Indústria Brasil, que tem por objetivo transformar digitalmente 25% das indústrias brasileiras até 2026 e 50% até 2033.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

SP: Defesa Civil prorroga alerta de risco de incêndios no estado

A Defesa Civil paulista prorrogou o alerta de risco elevado para incêndios até o próximo sábado, 14, em todo o Estado. Até lá, a previsão aponta para dias com temperatura acima da média e baixa umidade do ar, durante o dia.

Baixar arquivo
Geral

Cometa do Século, C/2023 A3, fica visível no Brasil a partir do dia 15

Perto de outubro o cometa vai atingir o brilho máximo. Segundo a astrônoma, Cristiane de Oliveira Costa, o estudo dos cometas auxilia a entender um pouco mais como foi a formação do nosso sistema solar e pode ajudar a entender, por exemplo, a quantidade de água na Terra.

Baixar arquivo
Economia

G20 realiza evento sobre produção industrial baseada em bioeconomia

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou que um novo ciclo de prosperidade não pode deixar ninguém para trás e, para isso, é fundamental deter as mudanças climáticas.

Baixar arquivo
Geral

PF realiza busca e apreensão contra fraudes de benefícios federais

O objetivo é apurar fraudes em pagamentos de benefícios do Governo Federal. Também está sendo executada medida judicial de bloqueio de contas e valores pertencentes ao investigado.

Baixar arquivo