Pesquisa aponta que 80% dos paulistanos têm orgulho da cidade

Pesquisa

Publicado em 25/01/2020 - 06:24 Por Nelson Lin - São Paulo

A aposentada Eretusa Meire mora há 50 anos na capital paulista e gosta muito de morar aqui. Ela afirma que não mudaria da cidade de jeito nenhum.

 

Por outro lado, a jornalista Rosana Pagano morou cinco anos em São Paulo e há 30 se mudou para Jundiaí, a 50 km da capital. Rosana partiu em busca de um ar mais limpo para a sua filha, seguindo recomendação médica. Mas ela conta que adora o que São Paulo tem a oferecer, que faz muitas visitas e que voltaria a morar na capital paulista se tivesse oportunidade.

 

E tem muita gente que pensa como a Eretusa e a Rosana.

 

Uma pesquisa da ONG Rede Nossa São Paulo e do Ibope divulgada nessa quarta-feira (22) mostra que 80% dos paulistanos têm orgulho de morar aqui. Porém, 64% dizem que se mudariam da cidade se pudessem.

 

Para o coordenador da ONG, Jorge Abrahão, não há contradição nos dados, pois a pesquisa mostra que a cidade de São Paulo é muito atraente, com oferta de serviços, lazer e de trabalho, mas a qualidade de vida poderia ser bem melhor.

 

A participação política do paulistano é outro ponto de destaque no estudo: 57% dos habitantes disseram que não participam da vida política na cidade e 63% dos entrevistados nem lembram em quem votaram para vereador nas últimas eleições. Além disso, a Câmara de Vereadores foi considerada a instituição menos confiável para os paulistanos.

 

A justiça, pela primeira vez, também entrou como uma das instituições menos confiáveis.

 

Para Abrahão, isso mostra como a política e a justiça andam distantes da solução dos problemas do cidadão.

 

Por outro lado, a boa relação com os vizinhos está em alta. Pois 42% das pessoas ouvidas disseram estar bem incluídas no bairro ou comunidade onde moram e, para Abrahão, essa pode ser a chave para melhorar a qualidade de vida.

 

A pesquisa da rede Nossa São Paulo e do Ibope foi feita nos dias 05 a 19 de dezembro de 2019, com 800 entrevistas domiciliares. A margem de confiança é de 95%.

Últimas notícias
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo