Pesquisa aponta que 80% dos paulistanos têm orgulho da cidade

Pesquisa

Publicado em 25/01/2020 - 06:24 Por Nelson Lin - São Paulo

A aposentada Eretusa Meire mora há 50 anos na capital paulista e gosta muito de morar aqui. Ela afirma que não mudaria da cidade de jeito nenhum.

 

Por outro lado, a jornalista Rosana Pagano morou cinco anos em São Paulo e há 30 se mudou para Jundiaí, a 50 km da capital. Rosana partiu em busca de um ar mais limpo para a sua filha, seguindo recomendação médica. Mas ela conta que adora o que São Paulo tem a oferecer, que faz muitas visitas e que voltaria a morar na capital paulista se tivesse oportunidade.

 

E tem muita gente que pensa como a Eretusa e a Rosana.

 

Uma pesquisa da ONG Rede Nossa São Paulo e do Ibope divulgada nessa quarta-feira (22) mostra que 80% dos paulistanos têm orgulho de morar aqui. Porém, 64% dizem que se mudariam da cidade se pudessem.

 

Para o coordenador da ONG, Jorge Abrahão, não há contradição nos dados, pois a pesquisa mostra que a cidade de São Paulo é muito atraente, com oferta de serviços, lazer e de trabalho, mas a qualidade de vida poderia ser bem melhor.

 

A participação política do paulistano é outro ponto de destaque no estudo: 57% dos habitantes disseram que não participam da vida política na cidade e 63% dos entrevistados nem lembram em quem votaram para vereador nas últimas eleições. Além disso, a Câmara de Vereadores foi considerada a instituição menos confiável para os paulistanos.

 

A justiça, pela primeira vez, também entrou como uma das instituições menos confiáveis.

 

Para Abrahão, isso mostra como a política e a justiça andam distantes da solução dos problemas do cidadão.

 

Por outro lado, a boa relação com os vizinhos está em alta. Pois 42% das pessoas ouvidas disseram estar bem incluídas no bairro ou comunidade onde moram e, para Abrahão, essa pode ser a chave para melhorar a qualidade de vida.

 

A pesquisa da rede Nossa São Paulo e do Ibope foi feita nos dias 05 a 19 de dezembro de 2019, com 800 entrevistas domiciliares. A margem de confiança é de 95%.

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Fiocruz celebra 122 anos com histórias de sucesso e projetos de futuro

Em 122 anos a fundação cresceu e está presente em todas as cinco regiões do Brasil, com núcleos em dez estados, além do Distrito Federal e ainda tem parcerias com instituições científicas de 50 países.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas: Oftalmologia Humanitária realizará cirurgias e doará óculos

Os moradores dos municípios de Barcelos, Santa Isabel e Novo Airão, no Amazonas vão receber atendimentos oftalmológicos de graça a partir deste domingo até o dia 7 de junho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU pede investigação "célere e completa" sobre morte em ação da PRF

Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu depois de ser colocado por agentes da PRF dentro de uma viatura de onde saía muita fumaça. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar a causa da morte como asfixia..

Baixar arquivo
Geral

Ao menos 33 pessoas morrem por causa das chuvas em Pernambuco

Uma única ocorrência neste sábado causou 19 óbitos: um deslizamento de barreira em uma comunidade na zona sul do Recife.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dia da Dignidade Menstrual alerta para falta de acesso a itens básicos

Este sábado (28) é o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data que chama a atenção para a urgência de se garantir o acesso a itens de higiene, infraestrutura adequada e informação.

Baixar arquivo
Economia

Por liminar, justiça suspende demissões na Caoa Chery em Jacarei - SP

Segundo decisão da justiça do trabalho as dispensas coletivas precisam de prévia negociação considerando o impacto social que causam. A empresa tem prazo de cinco dias para o cumprimento da medida sob pena de multa de R$ 50 mil por dia. 

Baixar arquivo