Litorina volta a passear pelos trilhos de Porto Velho

Recuperação

Publicado em 13/02/2020 - 19:58 Por Larissa Abreu - Brasília

Depois de mais de um mês sem funcionar por causa de problemas mecânicos, a tradicional litorina, que fazia o percurso turístico na Estrada de Santo Antônio, na capital rondoniense, será revitalizada e voltará a transportar passageiros.

 

A recuperação da locomotiva vai acontecer graças a uma parceria entre a Prefeitura de Porto Velho, a Fundação Cultural e uma empresa privada especializada em automóveis.

 

Serão feitos reparos no sistema elétrico, pintura, além de troca de peças e implantação de ar-condicionado. Também está prevista uma extensão de quatro quilômetros na linha férrea, que hoje possui 2,3 quilômetros, saindo da Igreja de Santo Antônio, sentido Vila Candelária.

 

Segundo o vice-presidente da Associação dos Ferroviários de Rondônia, George Teles, a revitalização da litorina é muito importante para o estado porque promove o turismo na região e resgata um dos principais cartões-postais da capital Porto Velho.

 

Ainda de acordo com Teles, a previsão é que as obras na locomotiva fiquem prontas em 90 dias. O custo total das reformas será de aproximadamente R$ 150 mil aos cofres públicos.

 

O trem, que tem capacidade para 14 passageiros, fará um novo trajeto partindo do Museu Marechal Rondon indo até a Vila Candelária.

Últimas notícias
Economia

Tira-Dúvidas do IR 2024 responde a questões sobre Imposto de Renda

O Tira-Dúvidas do IR 2024 responde a duas dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda. Uma é sobre renda de pensionista. Outra é sobre investimentos. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Vamos conseguir chegar a um patamar de dignidade para todos os povos

Considerada a primeira mulher indígena a publicar um livro no Brasil, a escritora Eliane Potiguara conquistou o respeito e admiração de estudiosos e leitores de suas obras.

Baixar arquivo
Segurança

Rio de Janeiro registra diminuição da violência em março

Os bons resultados se estendem à letalidade violenta, que atingiu o menor percentual de vítimas em 34 anos.

Baixar arquivo
Educação

Governo quer prevenir e monitorar casos de violência em escolas

O governo federal está implementando um protocolo para prevenir, identificar e monitorar casos de violência em escolas.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: EUA anulam condenações de Harvey Weinstein

E no Haiti, Michel Patrick Boisvert assume conselho de transição governamental com a tarefa de recuperar a estabilidade do país. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimentos negros cobram ações reparatórias de Portugal por escravidão

Manifesto é uma resposta à declaração do presidente português, Marcelo Rebelo de Souza, que reconheceu a culpa do país pelos crimes de tráfico e escravidão no Brasil. Entre as recomendações, estão o estabelecimento de acordos de colaboração efetiva com o Brasil que promovam a reparação a partir de investimentos financeiros. 

Baixar arquivo