MP-PA cobra medidas para evitar que índios de Marabá procurem serviços em áreas urbanas

Vulneráveis ao coronavírus

Publicado em 07/05/2020 - 21:01 Por Maíra Heinen - Brasília

O Ministério Público do Pará recomenda que órgãos públicos como a Funai e a Secretaria Especial de Saúde Indígena, além de associações indígenas, tomem medidas urgentes para evitar que os índios da região de Marabá, no Sudeste do Pará, saiam das aldeias e do isolamento social em busca de produtos e serviços nas áreas urbanas. A intenção é evitar a contágio pelo novo coronavírus.

 

No documento, o MPF lembra que, historicamente, viroses respiratórias provocaram o genocídio indígena. Dados da Sesai também mostram as doenças do aparelho respiratório como um risco que se mantém entre essas populações tradicionais.

 

Entre outras medidas, o MPF pede que sejam providenciados alimentos e materiais de higiene aos indígenas, a implementação imediata de proteção territorial em todas as áreas, distribuição de máscaras e álcool 70%, além de equipamentos de comunicação para as aldeias.

 

O MPF aponta, ainda, a importância da manutenção e construção de poços nas aldeias, para evitar a falta de água potável - o que já está ocorrendo na  TI Sororó.

 

A recomendação também foi enviada ao INSS, a instituições bancárias públicas e privadas, aos Correios, e à 23ª Brigada de Infantaria de Selva, do Exército Brasileiro.

 

O Ministério Público pede estratégias de atendimento para evitar que os indígenas tenham que permanecer em filas ou aglomerações.

 

Às associações indígenas, o MPF recomendou que auxiliem os órgãos públicos no processo de conscientização da comunidade indígena para a necessidade do cumprimento das orientações desses órgãos.

 

Funai e Sesai foram procuradas pela reportagem, mas ainda não se manifestaram sobre o assunto.

 

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo