Em agosto, número de passageiros no aeroporto de Guarulhos aumentou

Mas está longe da média de viajantes de antes do início da pandemia

Publicado em 31/08/2020 - 13:58 Por Nelson Lin - São Paulo

Aumentou o número de passageiros no aeroporto de Guarulhos, de Julho para Agosto, passando de 25 mil para 35 mil passageiros por dia. No entanto, a movimentação ainda está longe dos números registrados antes da pandemia do novo coronavírus.

A média diária de viajantes no aeroporto de Guarulhos antes da covid-19 era superior a 100 mil pessoas por dia, de acordo com dados da concessionária GRU Airport.

Em Março desse ano, início da pandemia, mais de 2,45 milhões passageiros passaram pelo aeroporto de Guarulhos, uma redução de mais de 1 milhão de pessoas, em relação a março do ano passado quando foram registrados 3,50 milhões passageiros. Em Abril, esse número despencou para 279 mil passageiros. Em Abril do ano passado, o aeroporto registrou mais de 3,30 milhões. A partir de Abril, o número de viajantes foi crescendo pouco a pouco e alcançou a marca de 737 mil agora em Julho.

A aviação civil brasileira também diminuiu nesse período, de acordo com dados da ANAC – a Agência Nacional da Aviação Civil, o número de passageiros em voos; internacionais sofreu uma redução de 96,1%; e o número de passageiros em voos domésticos caiu 81,1% comparando Julho deste ano com Julho do ano passado.

Com a nova realidade, tanto o aeroporto como as companhias aéreas tiveram que se adequar para retomada das atividades. No aeroporto, há agora sinalizações indicando as regras de distanciamento social e uso de máscaras faciais, além da instalação de mais dispensers de álcool gel em pontos de maior circulação de pessoas. Há também a possibilidade de consultar o painel de voos por meio de QR Code para evitar aglomerações nas áreas próximas às telas informativas, além da aferição de temperatura nos acesso aos portões de embarque.

Às empresas aéreas cabem realizar uma desinfecção em todo o interior da aeronave a cada voo e recomendação de fornecimento de máscaras cirúrgicas aos funcionários e colaboradores.

 

 

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Economia

Empresas aéreas: Senado aprova gratuidade no despacho de bagagens

O Senado manteve a gratuidade para despachar bagagens de até 23 quilos em voos nacionais.  A proposta já passou pela Câmara, mas como houve modificações no texto, volta para uma nova análise dos deputados.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Civil do Pará investiga a morte da juíza Mônica Maria Andrade

A juíza foi encontrada morta dentro de um carro no estacionamento de um prédio em Belém, na manhã desta terça-feira.

Baixar arquivo
Justiça

TSE e Telegram formalizam parceria de enfrentamento a desinformação

O Tribunal Superior Eleitoral e o aplicativo de mensagens Telegram formalizaram nesta terça-feira parceria para o enfrentamento da desinformação.

Baixar arquivo
Política

70 anos: promulgada emenda que amplia idade de nomeação de magistrados

O Congresso Nacional promulgou nessa terça-feira a Emenda à Constituição que aumenta de 65 para 70 anos, a idade máxima para nomeação em tribunais superiores.

Baixar arquivo
Economia

Câmara decide manter isenção para indústria química e petroquímica

O fim da isenção estava previsto para ocorrer de forma gradual até 2025. Porém, no final do ano passado o governo editou uma Medida Provisória acabando com a isenção já neste ano. Com isso, o governo esperava aumentar a arrecadação em mais de  R$ 1,5 bilhão em três anos.

Baixar arquivo
Geral

Podcast Entrevista é Nacional: recompensa para os bons motoristas

A proposta da criação do Cadastro Positivo pretende incentivar o bom comportamento ao volante e deve ser implementada em breve, ouça os detalhes no podcast Entrevista é Nacional.

Baixar arquivo