Dia Nacional do Livro é comemorado com aumento de vendas na pandemia

Comércio online durante o isolamento é um dos responsáveis pela alta

Publicado em 29/10/2020 - 10:37 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

29 de outubro, Dia Nacional do Livro. A data é uma referência à fundação da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, em 1810. Na época, foi trazido um grande acervo da Real Biblioteca de Portugal, incluindo obras como "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga, autor dos versos que acabamos de ouvir, e que representam um marco na história brasileira.

Este foi o primeiro livro impresso no país, dois anos antes da fundação da Biblioteca Nacional, umas das maiores da América Latina. De lá pra cá, foi um longo caminho que colocou as obras ao alcance de todos, nos telefones, tablets e computadores. E, esta data também celebra a importância da leitura na vida das pessoas.

O amor da bancária Eloá Ribeiro pelos livros também é vivenciado pela bibliotecária Luísa Rodrigues, que encontrou na literatura um meio de liberdade e crescimento.

E estes sentimentos encontram eco no trabalho de autores, que lutam pelo reconhecimento literário. O presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Marcos da Veiga Pereira, diz que a pandemia trouxe medos e incertezas, mas ainda assim, o setor editorial conseguiu se reinventar.

Segundo dados do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, mesmo em meio à crise sanitária provocada pela Covid-19, houve um forte aumento no faturamento e na quantidade de livros vendidos. Um dos motivos está no comércio online, que deu um salto durante o isolamento social.

E é também no mercado virtual que os novos talentos ganham espaço, como explica a psicóloga, escritora e poetisa Sol de Paula, membro do Coletivo Afeto Poético, formado por escritores de São Gonçalo e Niterói, na região metropolitana do Rio.

Seja impresso, virtual, em áudio... O livro sempre fará parte da vida de todos, que através dele podem viajar em histórias que vão além da imaginação!

Edição: Rio de Janeiro

Últimas notícias
Cultura

Compositora paraibana Cátia de França completa 50 anos de carreira

Autora de sucessos como Coito das Araras e Kukukaya, Cátia de França vive no Rio de Janeiro, onde permanece criando músicas com sensibilidade, sabedoria e irreverência.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas no RS provocam 29 mortes; 60 pessoas estão desaparecidas

Por conta dos temporais, as aulas em mais de 2,3 mil escolas estaduais foram suspensas. Mais de 175 mil estudantes foram impactados. 

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil faz alertas e retira pessoas de áreas afetadas pela chuva

Elevação do Rio Caí faz Defesa Civil emitir alertas para os municípios de Porto Alegre, Guaíba, Eldorado do Sul, São Francisco de Paula, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Vale Real.

Baixar arquivo
Geral

ANAC discute novas regras para transporte aéreo de animais

“Não é crível que um ser vivo tenha o mesmo tratamento que uma mala", diz advogada, que participou da audiência pública organizada pela agência, após a morte do cachorro Joca, no último dia 22. Até o dia 14 de maio, é possível enviar contribuições para novas regras de transporte de animais, que serão avaliadas pela equipe técnica.

Baixar arquivo
Economia

Querosene de aviação aumenta 2,8%

O aumento corresponde a R$ 0,11 por litro do combustível.

Baixar arquivo
Esportes

Copa do Brasil: Botafogo joga contra Vitória (BA) nesta quinta, às 19h

Em Belém, o Águia de Marabá recebe o São Paulo no estádio do Mangueirão, a partir das 19h30.

Baixar arquivo