Bares e casas de shows vão reabrir no AM a partir de 1º de dezembro

Estabelecimentos vão funcionar como restaurantes

Publicado em 27/11/2020 - 19:19 Por Renata Martins - Brasília

Bares e casas de shows podem reabrir no Amazonas a partir da próxima terça-feira, 1º de dezembro. Porém, vão funcionar exclusivamente como restaurantes.

Esses locais podem ficar abertos até uma hora da manhã, mas não é pra ter festa e nem pode usar a pista de dança. A ocupação máxima é de 50% da capacidade, e de no máximo 500 pessoas. Por exemplo, estabelecimentos com capacidade de receber 3 mil pessoas só podem receber até 500 clientes.

A reabertura anunciada pelo governador Wilson Lima foi comemorada pelo setor. Um alívio, segundo Fábio Cunha, presidente da Abrasel, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amazonas.  Contudo, Fábio Cunha afirma que setor se preocupa com a possibilidade de novas fechamentos.

“A gente tem que dispor de um capital de giro que não temos mais, e os bares não estão tendo nenhuma linha de crédito para que se possa ajudar nessa retomada. Quando se fecha um estabelecimento desse, bar ou restaurante, se perde todo o material que é perecível, e pra retomar tem que ser recomposto tudo. Então é muito custoso esse negócio de fecha e abre, e muitos bares já ficaram pelo caminho”.

O funcionamento de bares e casas de show no Amazonas foi proibido no início da pandemia da Covid-19, ocorreu uma reabertura em julho e esses locais foram fechados novamente em setembro.

O Amazonas tem mais de 177 mil casos confirmados e quase 9 mil mortes pelo coronavírus.

Últimas notícias
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo