logo Radioagência Nacional
Geral

Bares e casas de shows vão reabrir no AM a partir de 1º de dezembro

Estabelecimentos vão funcionar como restaurantes
Baixar
Renata Martins
27/11/2020 - 19:19
Brasília

Bares e casas de shows podem reabrir no Amazonas a partir da próxima terça-feira, 1º de dezembro. Porém, vão funcionar exclusivamente como restaurantes.

Esses locais podem ficar abertos até uma hora da manhã, mas não é pra ter festa e nem pode usar a pista de dança. A ocupação máxima é de 50% da capacidade, e de no máximo 500 pessoas. Por exemplo, estabelecimentos com capacidade de receber 3 mil pessoas só podem receber até 500 clientes.

A reabertura anunciada pelo governador Wilson Lima foi comemorada pelo setor. Um alívio, segundo Fábio Cunha, presidente da Abrasel, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amazonas.  Contudo, Fábio Cunha afirma que setor se preocupa com a possibilidade de novas fechamentos.

“A gente tem que dispor de um capital de giro que não temos mais, e os bares não estão tendo nenhuma linha de crédito para que se possa ajudar nessa retomada. Quando se fecha um estabelecimento desse, bar ou restaurante, se perde todo o material que é perecível, e pra retomar tem que ser recomposto tudo. Então é muito custoso esse negócio de fecha e abre, e muitos bares já ficaram pelo caminho”.

O funcionamento de bares e casas de show no Amazonas foi proibido no início da pandemia da Covid-19, ocorreu uma reabertura em julho e esses locais foram fechados novamente em setembro.

O Amazonas tem mais de 177 mil casos confirmados e quase 9 mil mortes pelo coronavírus.

x