Crivella cumprirá prisão domiciliar e usará tornozeleira eletrônica
O prefeito afastado do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella cumprirá prisão domiciliar e será monitorado por tornozeleira eletrônica. A decisão é do presidente do Superior Tribunal de Justiça , ministro Humberto Martins, concedida nessa terça-feira (22). Crivella também está proibido de usar o telefone, ter contato com outras pessoas, somene familiares próximos, profissionais de saúde e seus advogados. Ele também deverá informar endereço fixo onde cumprirá a prisão, entregar aparelhos telefônicos, computadores e tablets às autoridades e não pode sair de casa sem autorização.
Para o presidente do STJ, a prisão preventiva é adequada, mas pode ser cumprida em regime domiciliar, atendendo parte da defesa. Ele ainda lembrou que Crivella tem 63 anos de idade e é considerado do grupo de risco para a Covid-19. No habeas corpus, os advogados do prefeito afastado afirmada que a prisão é ilegal e uma demonstração de criminalização da política.
Prefeito afastado do Rio, Crivella foi preso por determinação da desembargadora Rosa Helena Penna Macedo Guita, da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro nessa terça-feira (22), a 9 dias de deixar o cargo, em uma ação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e da Polícia Civil, como desdobramento da Operação Hades, que apura corrupção na prefeitura da cidade.Outras seis pessoas também foram presas.
Em sua defesa, Crivella afirmou ao chegar para depor na Cidade da Polícia, sede da Polícia Civil do Rio, na zona norte, que é vítima de perseguição.