Crivella cumprirá prisão domiciliar e usará tornozeleira eletrônica

Decisão é do presidente do STJ, Humberto Martins

Publicado em 23/12/2020 - 08:40 Por Cynthia Cruz - Rio de Janeiro

O prefeito afastado do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella cumprirá prisão domiciliar e será monitorado por tornozeleira eletrônica. A decisão é do presidente do Superior Tribunal de Justiça , ministro Humberto Martins, concedida nessa terça-feira (22). Crivella também está proibido de usar o telefone, ter contato com outras pessoas,  somene familiares próximos, profissionais de saúde e  seus advogados. Ele também deverá informar endereço fixo onde cumprirá a prisão, entregar aparelhos telefônicos, computadores e tablets às autoridades e não pode sair de casa sem autorização.

Para o presidente do STJ, a prisão preventiva é adequada, mas pode ser cumprida em regime domiciliar, atendendo parte da defesa. Ele ainda lembrou que Crivella tem 63 anos de idade e é considerado do grupo de risco para a Covid-19. No habeas corpus, os advogados do prefeito afastado afirmada que a prisão é ilegal e uma demonstração de criminalização da política. 

Prefeito afastado do Rio, Crivella foi preso por determinação da desembargadora Rosa Helena Penna Macedo Guita, da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro nessa terça-feira (22), a 9 dias de deixar o cargo, em uma ação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro  e da Polícia Civil, como desdobramento da Operação Hades, que apura corrupção na prefeitura da cidade.Outras seis pessoas também foram presas. 

Em sua defesa, Crivella afirmou ao chegar para depor na Cidade da Polícia, sede da Polícia Civil do Rio, na zona norte, que é vítima de perseguição.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo