logo Radioagência Nacional
Geral

Mais de 400 municípios recebem Selo Unicef por proteção às crianças

Localidades conseguiram alcançar os resultados propostos pelo Fundo
Baixar
Bianca Paiva
08/12/2020 - 13:18
Brasília
Crianças
© Wilson Dias/Agência Brasil

A vida de crianças e adolescentes brasileiros melhorou em 431 municípios da região do Semiárido e da Amazônia Legal. Essas localidades conseguiram alcançar os resultados propostos pelo Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, apresentando avanços, acima da média nacional, em educação, saúde, proteção contra a violência e participação social.

Por isso, receberam, nesta terça-feira (08), o Selo Unicef, uma estratégia para estimular e reconhecer políticas públicas que promovam e garantam os direitos de meninos e meninas dessas regiões do país.

Glebson, morador de São Caetano, em Pernambuco, foi acolhido por ações do município fortalecidas pelo Selo Unicef. Hoje ele ajuda outros jovens a fugir da violência em uma instituição que desenvolve atividades esportivas, balé e a especialidade dele, a perna de pau.

Ao todo, 1.900 municípios de 18 estados participaram da edição 2017-2020 do Selo. Na área de educação, por exemplo, nesses quatros anos, 90% deles implementaram ações de busca ativa escolar, ou seja, foram atrás de quem estava fora da sala de aula. Além disso, mais de 570 diminuíram o atraso escolar, como conta Florence Bauer, representante do Unicef no Brasil.

De acordo com o Unicef, na área da saúde, 581 municípios participantes do Selo se destacaram em ações relacionadas ao pré-natal, parto e pós-parto. No âmbito do direito à proteção contra a violência, 620 realizaram formação para conselheiros tutelares. Mais de 400 fizeram busca ativa de crianças sem registro de nascimento. De 2016 a 2018, o aumento desse registro no país foi de 0,62%. Já nos municípios certificados, o crescimento foi de 0,84%, o que significa que mais de 1.000 crianças conseguiram o documento.

x