Operação combate furto de água e energia em Ribeirão das Neves (MG)

Condomínio da cidade mineira tem pelo menos 40 imóveis com “gatos”

Publicado em 03/02/2021 - 14:52 Por Leandro Siqueira, da Rádio Inconfidência - Belo Horizonte

Uma operação conjunta da Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público, Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) investiga um suposto esquema de ligações clandestinas de água e energia elétrica em um condomínio no bairro Vale das Acácias, em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte;

Pelo menos 40 imóveis são suspeitos de usar os chamados gatos para fraudar o consumo de água e 50, de utilizar os gatos para consumir energia.

No caso da água, uma associação de moradores é suspeita de ter construído uma adutora clandestina para desviar a água fornecida pela Copasa.

A estrutura seria capaz de desviar cerca de 600 litros de água por minuto. Com isso, o dono dos imóveis pagavam à associação um valor fixo por mês e consumiam água à vontade.

Além de residências, sítios, pousadas e até empresas estariam se beneficiando do esquema.

Ainda segundo as investigações, o desvio na rede de abastecimento seria a causa da falta de água em vários bairros de Ribeirão das Neves nos últimos meses.

A estimativa da Copasa é de que cerca de 57 % da água enviada para Ribeirão das neves seja desviada por ligações clandestinas.

O prejuízo chega a cerca de R$ 13 milhões à empresa.

Em relação ao furto de energia elétrica, pelo menos 50 imóveis são suspeitos de usar gatos na rede elétrica da região.

Dois equipamentos clandestinos foram encontrados e desmontados pelos técnicos da Cemig e serão periciados, conforme portaria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Os donos dos imóveis serão notificados e podem ter que restituir o valor não pago em multa, além de responder criminalmente por furto de energia.

A cemig não informou a estimativa de prejuízo com as ligações clandestinas no condomínio. Em todo o estado, o prejuízo chega a cerca de R$ 400 milhões por ano.

Vinte e três agentes da Cemig e 44 da Copasa participaram da operação.

 

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo