E-book disponível: saiba o que mudou no Código de Trânsito Brasileiro

Detran-RJ lançou publicação sobre novas regras, que já estão valendo

Publicado em 12/04/2021 - 19:27 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Detran do Rio de Janeiro lançou um e-book de 30 páginas com as novas regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que entraram em vigor nesta segunda-feira (12) em todo o país. O objetivo é esclarecer todas as dúvidas de pedestres e condutores em relação às mudanças na lei.

Entre as alterações mais importantes para os condutores de veículo está o aumento do prazo de validade da Carteira Nacional Habilitação - que dobra de cinco para dez anos para quem tem menos de 50 anos de idade.

Também houve mudança na pontuação que pode levar à suspensão da carteira. Antes, o motorista que atingia 20 pontos durante o período de 12 meses corria o risco de perder a habilitação. Agora, caso o condutor não tenha qualquer anotação de infração gravíssima, ele pode atingir até 40 pontos sem o documento ser cassado.

As novas regras proíbem que condutores condenados por homicídio culposo ou lesão corporal sob efeito de álcool ou outro psicoativo tenham pena de prisão convertida em alternativa.

O novo código nacional de trânsito traz, ainda, mudanças para motociclistas, nas regras de segurança no trânsito, e punição para quem parar o veículo nas ciclovias.

O código também traz benefícios para os bons motoristas, com a criação do Registro Nacional Positivo de Condutores, que prevê benefícios fiscais ou tarifários aos usuários que não cometerem infração de trânsito nos 12 meses anteriores, após ser regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito.

Motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres podem acessar o e-book pelo site do Detran-RJ, onde o material está localizado em um banner na capa. O e-book também pode ser baixado em PDF ou impresso.

Edição: Bianca Paiva/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Saúde diz que Brasil está preparado para enfrentar varíola dos macacos

Marcelo Queiroga disse que o Brasil está preparado para enfrentar a varíola do macacos, chamada de Monkeypox. A estratégia, segundo o ministro, é fortalecer o sistema SUS e monitorar as fronteiras.

Baixar arquivo
Saúde

Ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde toma posse na Anvisa

O novo diretor da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Daniel Meirelles Fernandes Pereira, tomou posse nesta sexta-feira.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: o Sistema de Radiodifusão Educativa

Os anos 1980 podem ser considerados a “Era de Ouro das rádios educativas”. Nessa época, a ideia de construção de uma rede de emissoras de caráter cultural e educativo foi materializada com a criação, em 1983, do SINRED, o Sistema Nacional de Radiodifusão Educativa.

Baixar arquivo
Cultura

Eduardo Giannetti é o novo imortal da Academia Brasileira de Letras

O escritor, professor e economista Eduardo Giannetti tomou posse nesta sexta-feira como o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras. Giannetti ocupa a Cadeira 2, sucedendo ao filósofo e professor Tarcísio Padilha, que faleceu no ano passado.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça do Rio mantém prisão de filha acusada de aplicar golpe na mãe

A Justiça do Rio manteve a prisão temporária da atriz Sabine Boghici, acusada de aplicar um golpe milionário na mãe de 82 anos, viúva do colecionador de arte Jean Boghici.

Baixar arquivo
Segurança

Deputado cassado Valdevan Noventa é investigado pela polícia de SP

O ex-deputado federal Valdevan é presidente licenciado do Sindmotoristas, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de ônibus de São Paulo. Ele e outros diretores do sindicato são investigados por extorsão e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo