E-book disponível: saiba o que mudou no Código de Trânsito Brasileiro

Detran-RJ lançou publicação sobre novas regras, que já estão valendo

Publicado em 12/04/2021 - 19:27 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Detran do Rio de Janeiro lançou um e-book de 30 páginas com as novas regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que entraram em vigor nesta segunda-feira (12) em todo o país. O objetivo é esclarecer todas as dúvidas de pedestres e condutores em relação às mudanças na lei.

Entre as alterações mais importantes para os condutores de veículo está o aumento do prazo de validade da Carteira Nacional Habilitação - que dobra de cinco para dez anos para quem tem menos de 50 anos de idade.

Também houve mudança na pontuação que pode levar à suspensão da carteira. Antes, o motorista que atingia 20 pontos durante o período de 12 meses corria o risco de perder a habilitação. Agora, caso o condutor não tenha qualquer anotação de infração gravíssima, ele pode atingir até 40 pontos sem o documento ser cassado.

As novas regras proíbem que condutores condenados por homicídio culposo ou lesão corporal sob efeito de álcool ou outro psicoativo tenham pena de prisão convertida em alternativa.

O novo código nacional de trânsito traz, ainda, mudanças para motociclistas, nas regras de segurança no trânsito, e punição para quem parar o veículo nas ciclovias.

O código também traz benefícios para os bons motoristas, com a criação do Registro Nacional Positivo de Condutores, que prevê benefícios fiscais ou tarifários aos usuários que não cometerem infração de trânsito nos 12 meses anteriores, após ser regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito.

Motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres podem acessar o e-book pelo site do Detran-RJ, onde o material está localizado em um banner na capa. O e-book também pode ser baixado em PDF ou impresso.

Edição: Bianca Paiva/ Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Bruno Covas, prefeito de São Paulo, morre aos 41 anos

Bruno Covas descobriu o câncer em outubro de 2019. O quadro exigiu várias sessões de quimioterapia em um tratamento que seguiu até o começo de 2020. Em abril deste ano, exames constataram que a doença havia se espalhado para o fígado e os ossos.

Baixar arquivo
Geral

Governo restringe entrada de estrangeiros vindos da Índia

Após recomendação da Anvisa, o governo federal proibiu temporariamente a entrada no país de passageiros estrangeiros de voos com origem ou passagem pela Índia, pelo Reino Unido, pela Irlanda do Norte e pela África do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Quadro de saúde de Bruno Covas é irreversível, segundo boletim médico

Covas soube que estava com câncer entre o esôfago e o estômago em 2019. Internado desde 02 de maio no hospital Sírio-Libanês, ele está sedado e acompanhado de familiares.

Baixar arquivo
Saúde

Município de Botucatu realiza vacinação em massa

A iniciativa consiste em estudo da vacina produzida pelo laboratório Astrazeneca; e é resultado de parceria entre a Prefeitura, Governo Federal, Unesp, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu e Fundação Gates.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro tem melhora no risco da pandemia

A região norte saiu da bandeira laranja e passou para a amarela, risco baixo; e a região litorânea foi da laranja para a vermelha. Com as mudanças o estado fica na bandeira laranja, que indica risco moderado.

Baixar arquivo
Política

Corpo de Picciani é cremado em cerimônia no Rio de Janeiro

Jorge Picciani morreu aos 66 anos, na madrugada dessa sexta-feira, no hospital Vila Nova Star, em  São Paulo, onde estava internado desde o dia 8 de abril, para tratar de um câncer na bexiga.

Baixar arquivo