Estados começam a flexibilizar restrições; toque de recolher permanece

Algumas unidades, no entanto, prorrogaram medidas

Publicado em 05/04/2021 - 21:50 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A semana começou com reforço nas restrições para conter a disseminação do coronavírus em alguns estados. Em outros, decretos liberaram a retomada de atividades consideradas não essenciais.

Em Santa Catarina, foi prorrogada até 12 de abril a proibição do funcionamento de casas noturnas, shows e eventos. A permanência em parques, praças e praias também não está autorizada.

O Ceará também optou pela prorrogação do período de isolamento social rígido, que passa a valer até 11 de abril. Com isso, apenas serviços considerados essenciais podem funcionar. 

Já no Piauí, a partir desta segunda-feira (5), bares e restaurantes podem funcionar, mas só até 20h. O comércio e os shopping centers estão liberados, mas com restrição de horário. Festas e eventos seguem proibidos.

O Amazonas, estado que sofreu um colapso no sistema de saúde em janeiro, começa retomar as atividades. A restrição da circulação de pessoas em espaços e vias públicas passa a ser da meia-noite às 6h. Por lá, flutuantes registrados como restaurante estão autorizados a reabrir com horário restrito e respeitando o limite de 50% de ocupação.

A Bahia acompanha o Amazonas e começa a permitir, de forma gradual, as atividades não essenciais. O toque de recolher em todo o estado passa a valer das 20h às 5h. Além disso, academias poderão reabrir e bares e restaurantes já podem retomar o atendimento presencial.

Rio Grande do Norte e Paraná também começaram a afrouxar as medidas de isolamento mais rígidas e liberaram o funcionamento do comércio, também com horários definidos e respeitando um limite de 50% da capacidade.

Edição: Sheily Noleto/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Cultura

Pedra fundamental do Royal Albert Hall foi lançada há 155 anos

Embaixo da pedra fundamental, foi colocada uma “cápsula do tempo” com uma mensagem do primeiro-ministro e moedas de prata e ouro. O marco inaugural pode ser encontrado atualmente no auditório principal, no bloco K, fila 11, assento 87.

Baixar arquivo
Esportes

Rebeca Andrade é destaque do Troféu Brasil de ginástica artística

Rebeca já se classificou para as finais das barras assimétricas na competição que está acontecendo em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em comemoração aos 250 anos da cidade

Baixar arquivo
Cultura

Museu da Língua Portuguesa em SP tem programação especial nesta semana

Localizado em prédio histórico da Estação da Luz, no Centro de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa tem uma grande diferença em relação aos museus tradicionais: o acervo.

Baixar arquivo
Esportes

Há 15 anos, Romário balançava as redes pela milésima vez

O atacante, hoje senador da República pelo Rio de Janeiro, tinha então 41 anos de idade ao alcançar a mesma marca do Rei Pelé.

Baixar arquivo
Saúde

23 anos da venda de genéricos: saiba o que mudou nesse período

A iniciativa revolucionou o comércio de remédios, favoreceu o acesso a preços mais baixos, mas sem perder a qualidade, segurança e a eficácia dos produtos.

Baixar arquivo
Geral

Sudeste: confira a previsão do tempo para esta sexta (20)

Belo Horizonte, em Minas Gerais, tem céu claro, temperatura entre 7 e 21º C.

Baixar arquivo