Ricardo Salles destaca fechamento de 600 lixões no último ano
Convidado do Conecta, um quadro especial da Voz do Brasil em comemoração à Semana Nacional das Comunicações, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, concedeu entrevista sobre o papel das tecnologias na atuação do governo federal nas políticas ambientais.
O monitoramento das queimadas, dos desmatamentos e também das áreas preservadas foi destacado pelo ministro Ricardo Salles.
Salles explicou que essa rede conta ainda com o satélite Amazônia 1, o terceiro satélite brasileiro de sensoriamento remoto em operação.
O ministro do Meio Ambiente mencionou ainda ações como o Programa Cidades + Verdes, que busca aumentar a quantidade e a qualidade de áreas verdes urbanas, e o Programa Adote um Parque, que permite que empresas nacionais ou estrangeiras e também pessoas físicas possam ajudar a custear as 132 unidades de conservação na Amazônia.
Outro assunto tratado na entrevista foi a destinação correta dos resíduos sólidos, ação que faz parte do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR), lançado no ano passado, como explica o ministro.
O ministro Ricardo Salles destacou ainda durante a entrevista que o Programa Lixão Zero conseguiu fechar só no último ano 600 lixões e fez acordo de logística reversa, instrumento que obriga a indústria a recolher o material que coloca no mercado, fazer a reciclagem e reinserir o produto na economia