São Paulo adota medidas sanitárias para passageiros vindos do Maranhão
Nesta terça-feira (25), foram implantadas medidas sanitárias na rodoviária do Tietê para passageiros vindos do Maranhão, único estado brasileiro onde foi confirmada a presença da variante indiana.
De acordo com a Prefeitura de São Paulo, equipes farão a identificação de passageiros sintomáticos vindos daquele estado, com aferição de temperatura corporal e um questionário de sua saúde. Se algum passageiro apresentar sintomas, ele será encaminhado para fazer o teste RT-PCR e ficará em isolamento. Caso não tenha onde ficar na capital para realizar essa quarentena, poderá ficar em uma das 30 vagas, reservadas em um hotel próximo ao terminal.
Além disso, todos os ocupantes do veículo onde houver caso suspeito terão seus dados cadastrados para que possam ser monitorados.
Os aeroportos de Congonhas e Guarulhos ainda não adotaram medidas sanitárias; e aguardam orientações da Anvisa.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, por sua vez, informou que já há procedimentos e protocolos de isolamento e quarentena para casos suspeitos nos voos. Além disso, os voos que partem da Índia, Reino Unido e da África do Sul estão suspensos no país desde o dia 15 de Maio.
Temendo que a variante indiana da covid-19 chegue ao estado, o governador do Ceará Camilo Santana solicitou à Agencia Nacional de Aviação Civil e à Anvisa que intensifiquem o controle sanitário no aeroporto internacional de Fortaleza.
No Maranhão, a capital São Luís anunciou medidas sanitárias, com testagem em massa nos principais pontos de entrada e saída da cidade.
Os estados do Pará, Ceará, Rio de Janeiro e o Distrito Federal, por sua vez, monitoram casos suspeitos.
Com produção de Michelle Moreira.