RJ coleta DNA de familiares de pessoas desaparecidas

Expectativa é mais do que dobrar as amostras relacionadas

Publicado em 14/06/2021 - 15:40 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Polícia Civil está coletando DNA de familiares de pessoas desaparecidas. A expectativa é mais do que dobrar as amostras relacionadas a esse tipo de caso, no banco de perfis genéticos do Rio de Janeiro. Atualmente, há registros de cerca de 1.300 amostras.

O trabalho faz parte de uma campanha nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o objetivo de incrementar os bancos de DNA de todo o Brasil, ampliando as informações para localização de desaparecidos.

O processo é simples, indolor e feito através da coleta de material bucal, seguindo todos os protocolos de segurança e distanciamento adotados por conta da pandemia de covid-19.

A busca de pessoas desaparecidas não fica restrita somente às amostras coletadas na campanha atual, mas também com apoio de uma Rede Nacional Integrada de Bancos de Perfis Genéticos dos Estados.

Em geral, as coletas são feitas por encaminhamento das delegacias. Para a campanha, porém, isso não será obrigatório.

Quem luta para saber o paradeiro de um parente poderá se apresentar para fazer o procedimento nos postos, como explica o diretor do Instituto de Pesquisa e Perícias em Genética Forense, o perito Marcelo Martins.

Podem participar da campanha pais, filhos e irmãos de mesmos pai e mãe de desaparecidos. As coletas serão realizadas até sexta-feira (18), de 9h até 17h, em 13 postos espalhados por todas as regiões do estado. Os endereços dos postos estão no site www.rj.gov.br.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo