Baianas do acarajé celebram dia nacional com missa de ação de graças

Publicado em 25/11/2021 - 11:24 Por Raissa Novais - Rádio Educadora - Salvador

Hoje é comemorado o Dia das Baianas de Acarajé. As responsáveis pela venda da iguaria famosa principalmente na Bahia, além de juntar o feijão fradinho, azeite de dendê, camarão, vatapá; elas também carregam consigo uma importância histórica e cultural.

A presidente da Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Rita Ventura, lembra que a comemoração acontece em todo o país para que as baianas se reúnam e confraternizem, mas também um dia para mostrar resistência.

Para Alessandra Souza Braga, no ramo há 10 anos, apesar da comemoração, é um dia em que elas refletem sobre a realidade das baianas impactadas pela pandemia e as dificuldades que têm passado com a alta dos preços.

Ana Cassia Pereira faz parte  da quinta geração da família a assumir o ofício. Ela conta que vai além de um trabalho, ser baiana de acarajé é valorizar a cultura e ancestralidade.

Neste Dia Nacional das Baianas de Acarajé será realizada uma missa em ação de graças na Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, às três horas da tarde, e logo depois elas vão até a Cruz Caída, onde vão comer Acarajé.

Últimas notícias
Internacional

Taiwan: equipes de resgate procuram sobreviventes após terremoto

O terremoto foi o mais forte em 25 anos em Taiwan e teve magnitude de 7.4. Foram registrados 900 feridos e nove mortes. 

Baixar arquivo
Saúde

Estado de São Paulo ultrapassa a marca de 402 mil casos de dengue

Com pouco mais de 25% dos casos de dengue confirmados em todo o estado de São Paulo, a capital paulista inicia, nesta semana, a campanha de vacinação.

 

Baixar arquivo
Geral

TV 3.0 será implementada em 2025, diz ministro das Comunicações

Para receber a transmissão da TV 3.0, os consumidores vão precisar de conversores ou televisões já adaptadas para o novo sinal, além de internet para os recursos de interatividade. 

Baixar arquivo
Educação

Desempenho na Obmep e Enem pode virar passaporte para Impa Tech

Estudantes selecionados pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada para cursar a faculdade de matemática da tecnologia e inovação também receberão bolsa de estudos, auxílio-alimentação e moradia.  

Baixar arquivo
Segurança

Mossoró: corregedora reconhece falhas, mas nega indícios de corrupção

Relatório da corregedoria diz também que não houve facilitação intencional da fuga dos dois detentos que escaparam da Penitenciária Federal em Mossoró, no dia 14 de fevereiro.

Baixar arquivo
Economia

Produção industrial cai em fevereiro e acumula perdas de 1,8% ao ano

A produção industrial brasileira teve o segundo resultado negativo consecutivo, com variação de - 0,3% na passagem de janeiro para fevereiro.

Baixar arquivo