TJDFT concede licença paternidade de 180 dias para pai solo

Publicado em 25/01/2022 - 07:52 Por Igor Cardim* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal manteve a decisão de 180 dias para licença paternidade, no caso de um pai solo que adotou uma criança recém-nascida em 2021.

Após cinco anos na fila de adoção, o pai que é bombeiro militar e solteiro, conseguiu a guarda provisória da filha, nascida em 17 de março de 2021.

Na época, o pai da criança pediu a prorrogação da licença paternidade ao Comando-Geral do Corpo de Bombeiros, de 30 para 180 dias, mesmo prazo destinado às mães.

O recurso foi indeferido pela corporação alegando ausência de previsão legal. Mas o argumento foi rebatido na decisão da justiça.

A desembargadora ressalta que a família monoparental - quando é composta por um familiar, está prevista na constituição e a licença para adotantes consta nas leis trabalhistas com mesmo prazo para pais e mães solteiros.

Para Liliana Marquez, advogada de direito das famílias e conselheira da OAB-DF, esta foi a melhor forma de garantir assistência para a criança.

O pai já cumpriu os 180 dias de licença paternidade. Primeiro, utilizou 30 dias disponíveis e após esse prazo por meio de ordem judicial, conseguiu o restante do período, 150 dias.

Com a decisão do TJDFT, o pai garantiu a legalidade da licença que tirou. O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, informou em nota que cumpriu a decisão judicial e garantiu 180 dias de licença paternidade ao militar.

*Com supervisão de Raquel Mariano

Edição: Raquel Mariano/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Cultura

São Paulo realiza a Virada Cultural no próximo fim de semana

Serão mais de 300 apresentações artísticas entre shows musicais, teatros, danças e manifestações populares. A expectativa é que o evento atraia cerca de 2 milhões de pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Dólar registra nova queda nesta segunda

Após ter fechado o pregão da última sexta-feira com queda de 0,98%, o dólar continuou a recuar frente ao real nesta segunda e fechou o dia cotado a R$ 4,80 - uma queda de 1,31%.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça do Rio julga pedidos anulação de acordo de delação premiada

A votação de duas petições criminais protocoladas pelo governador, Cláudio Castro, e pelo ex-delegado Mario Jamil Chadud, foi suspensa, nesta segunda-feira, pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Economia

Governo federal reduz em mais 10% alíquotas do Imposto de Importação

A medida beneficia ais de seis mil itens que fazem parte da Tarifa Externa Comum do Mercosul, e abrange bens como feijão, carne, massas, biscoitos, arroz e materiais de construção.

Baixar arquivo
Educação

Vitor Godoy participa do Fórum Mundial de Educação

Godoy vai apresentar as políticas do Ministério da Educação para recuperação do aprendizado dos estudantes, que foi muito prejudicado pelo fechamento das escolas na pandemia.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio lança plano de enfrentamento a violência sexual contra crianças

O plano quer melhorar as políticas públicas de proteção contra abusos e violência contra crianças e adolescentes, além de minimizar os efeitos da pandemia que agravou o problema.

Baixar arquivo