Chuvas em Petrópolis já deixaram mais de 200 mortos

Cerca de 50 pessoas ainda estão desaparecidas

Publicado em 24/02/2022 - 12:46 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A tragédia de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, já deixa mais de 200 mortos e ainda restam cerca de 50 pessoas desaparecidas. Os trabalhos de busca seguem com 650 agentes do corpo do bombeiros do Rio e de outros estados trabalhando em turnos revezados, de dia e à noite, com o apoio de mais de 50 cães farejadores.

Os números atualizados da manhã desta quinta-feira (24) mostram que 208 corpos já foram encontrados: 124 são mulheres, 84 homens e 40 crianças ou adolescentes. Do total, 191 vítimas foram identificadas e 181 delas foram liberadas para as funerárias. A prefeitura abriu covas rasas emergenciais no cemitério do município, e 166 sepultamentos já foram realizados ao longo dos últimos dias.

O Instituto Médico Legal também guarda 11 despojos, que são fragmentos de corpos que estão passando por análise de DNA para identificação. Peritos têm recolhido material genético de todos os familiares que reportaram desaparecidos para comparação. 

A tragédia também deixou cerca de 900 desabrigados, acolhidos em 14 pontos de apoio mantidos pela prefeitura e em locais alternativos, estabelecidos pelas comunidades. 

A Defesa Civil municipal continua o trabalho de vistoria nas áreas atingidas e localizou, até agora, quase 2.200 ocorrências, sendo mais de 1.700 deslizamentos de terra. 

Noutra frente, autoridades analisam os danos causados ao patrimônio histórico do município, que foi construído ao redor da fazenda de veraneio da família real brasileira. 

O principal ponto turístico, o Museu Imperial, não foi afetado, mas o Centro de Cultura Raul de Leoni teve seu acervo afetado e o Theatro D.Pedro e o Centro Cultural Estação Nogueira ficaram alagados. Uma ponte histórica teve o guarda corpo destruído e precisará ser restaurada.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Cultura

Compositora paraibana Cátia de França completa 50 anos de carreira

Autora de sucessos como Coito das Araras e Kukukaya, Cátia de França vive no Rio de Janeiro, onde permanece criando músicas com sensibilidade, sabedoria e irreverência.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas no RS provocam 29 mortes; 60 pessoas estão desaparecidas

Por conta dos temporais, as aulas em mais de 2,3 mil escolas estaduais foram suspensas. Mais de 175 mil estudantes foram impactados. 

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil faz alertas e retira pessoas de áreas afetadas pela chuva

Elevação do Rio Caí faz Defesa Civil emitir alertas para os municípios de Porto Alegre, Guaíba, Eldorado do Sul, São Francisco de Paula, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Vale Real.

Baixar arquivo
Geral

ANAC discute novas regras para transporte aéreo de animais

“Não é crível que um ser vivo tenha o mesmo tratamento que uma mala", diz advogada, que participou da audiência pública organizada pela agência, após a morte do cachorro Joca, no último dia 22. Até o dia 14 de maio, é possível enviar contribuições para novas regras de transporte de animais, que serão avaliadas pela equipe técnica.

Baixar arquivo
Economia

Querosene de aviação aumenta 2,8%

O aumento corresponde a R$ 0,11 por litro do combustível.

Baixar arquivo
Esportes

Copa do Brasil: Botafogo joga contra Vitória (BA) nesta quinta, às 19h

Em Belém, o Águia de Marabá recebe o São Paulo no estádio do Mangueirão, a partir das 19h30.

Baixar arquivo