Chuvas em Petrópolis já deixaram mais de 200 mortos

Cerca de 50 pessoas ainda estão desaparecidas

Publicado em 24/02/2022 - 12:46 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A tragédia de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, já deixa mais de 200 mortos e ainda restam cerca de 50 pessoas desaparecidas. Os trabalhos de busca seguem com 650 agentes do corpo do bombeiros do Rio e de outros estados trabalhando em turnos revezados, de dia e à noite, com o apoio de mais de 50 cães farejadores.

Os números atualizados da manhã desta quinta-feira (24) mostram que 208 corpos já foram encontrados: 124 são mulheres, 84 homens e 40 crianças ou adolescentes. Do total, 191 vítimas foram identificadas e 181 delas foram liberadas para as funerárias. A prefeitura abriu covas rasas emergenciais no cemitério do município, e 166 sepultamentos já foram realizados ao longo dos últimos dias.

O Instituto Médico Legal também guarda 11 despojos, que são fragmentos de corpos que estão passando por análise de DNA para identificação. Peritos têm recolhido material genético de todos os familiares que reportaram desaparecidos para comparação. 

A tragédia também deixou cerca de 900 desabrigados, acolhidos em 14 pontos de apoio mantidos pela prefeitura e em locais alternativos, estabelecidos pelas comunidades. 

A Defesa Civil municipal continua o trabalho de vistoria nas áreas atingidas e localizou, até agora, quase 2.200 ocorrências, sendo mais de 1.700 deslizamentos de terra. 

Noutra frente, autoridades analisam os danos causados ao patrimônio histórico do município, que foi construído ao redor da fazenda de veraneio da família real brasileira. 

O principal ponto turístico, o Museu Imperial, não foi afetado, mas o Centro de Cultura Raul de Leoni teve seu acervo afetado e o Theatro D.Pedro e o Centro Cultural Estação Nogueira ficaram alagados. Uma ponte histórica teve o guarda corpo destruído e precisará ser restaurada.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo
Geral

Empresa eólica é condenada a pagar indenização a morador do RN

Empresa dona de parque eólico no interior do Rio Grande do Norte é condenada a pagar indenização de R$ 50 mil por danos morais para um morador da região de Serra de Santana, a cerca de 200 km da capital do Estado, Natal.

Baixar arquivo
Educação

Brasil ganha Mundial de Robótica em Houston, nos Estados Unidos

O primeiro lugar na categoria de 9 a 16 anos foi conquistado pela equipe Los Atômicos, de Araras (SP). A segunda colocação ficou com outra equipe do interior paulista, de Santa Cruz do Rio Pardo.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta o número de casos de bronquiolite no Rio de Janeiro

A bronquiolite é uma condição clínica causada pela inflamação dos bronquíolos e das vias aéreas inferiores que levam oxigênio para os pulmões.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Acampamento Terra Livre completa 20 anos e exige demarcação de terras

O foco da programação deste ano é a reafirmação da luta indígena contra a lei do marco temporal. Além disso, há uma crítica quanto à demora na demarcação de novas terras. A expectativa era que o governo demarcasse 14 áreas, nos primeiros 100 dias de gestão. Mas, em um ano e quatro meses, foram apenas dez.

Baixar arquivo