Os crimes contra a vida no estado do Rio de Janeiro registraram queda de 17% nos primeiros quatro meses de 2022 na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 1.025 vítimas, o menor número desde 1991.
Os dados foram divulgados pelo Instituto de Segurança Pública do Rio e consideram apenas as ocorrências registradas nas delegacias. Em abril deste ano foram 265 casos de homicídio doloso, 13% a menos que em abril de 2021. Já os latrocínios, que são os roubos seguidos de morte, caíram no mês passado a menos da metade pela segunda vez seguida, foram 16 vítimas.
O ISP também divulgou esta semana dados do painel discriminação que mostram que o estado do Rio registrou 1.365 ofensas morais por preconceito. As ocorrências se referem a diversos tipos de violência contra indivíduos ou grupos em razão de sua etnia, raça, cor, classe social e sexualidade ou por intolerância religiosa. Das vítimas, 1.036 são negras e 56% são mulheres negras.
As delegacias do estado registraram 33 casos por ultraje a culto no ano passado, que é a ridicularização pública, o impedimento ou a perturbação de cerimônia religiosa.
*Com supervisão de Nádia Faggiani