Festas juninas: médico alerta para riscos com fogueiras e fogos

Publicado em 09/06/2022 - 17:49 Por Lucas Cupertino* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Nesta época do ano, as festas juninas tomam contam do país. Tem quadrilha, quentão e canjica. Das roupas a culinária típica não pode faltar nada, nem mesmo as tradicionais fogueiras. Nessa hora, um alerta é aceso: o do risco de queimadura.

Por isso, durante as celebrações, os cuidados não só com as fogueiras, mas também com os fogos de artifício, devem ser redobrados para que a animação não se transforme em acidentes, como orienta o coordenador do centro de queimaduras da Sociedade Brasileira de Queimaduras, Flavio Narduz.

“A fogueira deve ser isoladas das pessoas, porque as fogueiras algumas vezes exalam, as fogueiras tem brasa e isso é um risco muito grande as crianças. As fogueiras tem que ser baixas, tem que ser isoladas para que não cause risco. Os fogos de artifício trabalham com pólvora e isso é um risco muito grande, então, em primeiro lugar, deve ser trabalhado por pessoas habilitadas a utilizar, claro, nunca depois do consumo de bebida alcoólica”.

Brincadeiras como pular fogueira também devem ser desestimuladas por adultos. Treze anos atrás, o estudante de webdesign Airton Damasceno, de 22 anos, se queimou após ver os primos fazendo a brincadeira.

“Na minha vez de pular, eu acabei cometendo um erro, escorreguei e caí dentro da fogueira, foi um dos momentos mais agoniantes que eu tenho na minha memória. Na hora que meus pais perceberam eles me tiraram da fogueira, me levaram às pressas para o hospital e eu tive queimaduras na mão direita, no braço esquerdo e na mão esquerda também.”

De acordo com o Ministério da Saúde mais de 100 mil pessoas são vítimas de queimaduras todos os anos. Desse total, cerca de 2.500 pacientes morrem em decorrência das lesões.

*com supervisão de Ana Lucia Caldas

Edição: Ana Lúcia Caldas / GT Passos

Últimas notícias
Internacional

Venezuela: Opositor nega que cometeu crime ao divulgar atas da eleição

A Justiça venezuelana emitiu uma ordem de prisão contra Edmundo Gonzales. O opositor está na Venezuela e negou ofertas de asilo.

Baixar arquivo
Justiça

STF alerta para golpes financeiros em nome do tribunal

As mensagens enviadas por criminosos ameaçam consequências jurídicas graves, caso não haja o pagamento de valores. A ação dos ladrões também é usada para obter informações confidenciais das vítimas, como senhas e dados bancários.

Baixar arquivo
Educação

Conselho de Segurança Alimentar pede reajuste dos valores da merenda

A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Elisabetta Recine, enviou ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, um ofício pedindo mais recursos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar em 2025. 

Baixar arquivo
Geral

RJ: Gaeco denuncia 58 policiais e requer bloqueio de R$ 300 milhões

Entre eles estão 29 policiais militares na ativa, 11 ex-policiais ou aposentados, 12 policiais civis, dois ex-policiais civis ou aposentados, um policial penal e três delegados de polícia.

Baixar arquivo
Esportes

João Pedro já está com a seleção brasileira para jogo contra Equador

João Pedro (do Brighton) foi convocado para a seleção brasileira para disputar a sétima rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O atacante substitui Pedro (do Flamengo) que sofreu grave lesão. 

Baixar arquivo
Economia

Endividamento das famílias recua pelo segundo mês consecutivo

O percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer diminuiu de 78,5% em julho para 78% em agosto. Ainda assim, está acima dos 77,4% registrados em agosto do ano passado.

Baixar arquivo