Inscrição para o alistamento militar masculino termina dia 30 de junho

Publicado em 27/06/2022 - 15:28 Por Leandro Martins* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Termina nesta quinta-feira (30/06) o prazo das inscrições para o alistamento militar obrigatório, de jovens do sexo masculino. O alistamento é gratuito, e deve ser feito de janeiro a junho do ano em que o jovem completa 18 anos de idade. Depois desse prazo é preciso pagar multa.

O alistamento pode ser feito pela internet, no site: alistamento.eb.mil.br ou em uma Junta de Serviço Militar, com o número do CPF e o preenchimento do formulário.

Quem estiver em débito com o Serviço Militar não pode obter passaporte, ingressar como funcionário ou empregado público, prestar exame ou se matricular em qualquer estabelecimento de ensino. Também fica impedido de obter carteira de trabalho e de registrar diploma.

Jovens que estejam na universidade, cursando medicina, farmácia, odontologia ou veterinária, podem pedir adiamento do serviço militar para depois da conclusão do curso. Nesse caso, eles servem depois, como oficiais temporários. 

Em regiões onde a quantidade de alistados é bem maior que as vagas nos quartéis os jovens podem ser dispensados. Foi o que aconteceu com o estudante de Educação Física Pedro Henrique Vasconcelos, do Distrito Federal, que se alistou em 2021 e pretendia ser selecionado. Ele comenta sobre a etapa de seleção:

Pessoas com deficiência também devem se alistar, mas podem apresentar parecer médico e solicitar o Certificado de Isenção. Isso também vale para quem é o único responsável pelo sustento da família.

Os jovens selecionados para o Serviço Militar podem desempenhar trabalhos em uma das três Forças Armadas: Marinha, Exército ou Aeronáutica. O serviço dura doze meses.

*Com locução de Adalto Gouveia

 

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justiça

Alagoas: Ministério Público realiza operação contra fraude tributária

Uma operação investiga empresas de fachada que emitiram R$ 76 milhões em notas fiscais falsas. Ao todo cinco empresas estão sendo investigadas por fraude fiscal em São Paulo e Alagoas.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Atlhetico-PR enfrenta o Estudiantes nesta quinta-feira

Se quiser manter viva a chance de conquistar a Libertadores pela primeira vez e levantar novamente o caneco da Copa do Brasil, o Furacão vai ter que passar por adversários difíceis.

Baixar arquivo
Educação

Superdotação: desafio é identificar pessoas com altas habilidades

O dia 10 de agosto é o dia Mundial da Superdotação. No Brasil, mais de 24 mil crianças foram identificadas como superdotadas. Mas esse número pode ser muito maior.

Baixar arquivo
Cultura

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro ocorre nesta quarta-feira

A 21ª edição também marca o retorno da festa presencial, já que em 2020 e no ano passado foi realizada virtualmente por causa da pandemia de covid-19.

Baixar arquivo
Esportes

Começa a etapa regional, de Brasília, das Paralimpíadas Escolares 2022

Etapa nacional das Paralimpíadas Escolares começa dia 23 de novembro, em São Paulo. Os estudantes podem participar de 24 modalidades como basquete em cadeiras de rodas, parabadminton e Golbol.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Santa Catarina: ciclone extratropical deixa estragos em várias cidades

O fenômeno causou rajadas de vento de cerca de 90 quilômetros por hora. Algumas cidades, como a capital Florianópolis, registraram precipitação de quase 200 milímetros nas últimas 24 horas.

Baixar arquivo