Inscrição para o alistamento militar masculino termina dia 30 de junho

Publicado em 27/06/2022 - 15:28 Por Leandro Martins* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Termina nesta quinta-feira (30/06) o prazo das inscrições para o alistamento militar obrigatório, de jovens do sexo masculino. O alistamento é gratuito, e deve ser feito de janeiro a junho do ano em que o jovem completa 18 anos de idade. Depois desse prazo é preciso pagar multa.

O alistamento pode ser feito pela internet, no site: alistamento.eb.mil.br ou em uma Junta de Serviço Militar, com o número do CPF e o preenchimento do formulário.

Quem estiver em débito com o Serviço Militar não pode obter passaporte, ingressar como funcionário ou empregado público, prestar exame ou se matricular em qualquer estabelecimento de ensino. Também fica impedido de obter carteira de trabalho e de registrar diploma.

Jovens que estejam na universidade, cursando medicina, farmácia, odontologia ou veterinária, podem pedir adiamento do serviço militar para depois da conclusão do curso. Nesse caso, eles servem depois, como oficiais temporários. 

Em regiões onde a quantidade de alistados é bem maior que as vagas nos quartéis os jovens podem ser dispensados. Foi o que aconteceu com o estudante de Educação Física Pedro Henrique Vasconcelos, do Distrito Federal, que se alistou em 2021 e pretendia ser selecionado. Ele comenta sobre a etapa de seleção:

Pessoas com deficiência também devem se alistar, mas podem apresentar parecer médico e solicitar o Certificado de Isenção. Isso também vale para quem é o único responsável pelo sustento da família.

Os jovens selecionados para o Serviço Militar podem desempenhar trabalhos em uma das três Forças Armadas: Marinha, Exército ou Aeronáutica. O serviço dura doze meses.

*Com locução de Adalto Gouveia

 

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo