História Hoje: Grand Junction Railway era inaugurada há 185 anos

É considerada a primeira ferrovia de longa distância do mundo

Publicado em 04/07/2022 - 09:54 Por José Carlos Andrade - Locutor da Rede Nacional de Rádio - Brasília

As ferrovias surgiram no início do século XIX na Inglaterra para transporte de cargas e de pessoas. Com o sucesso desse novo meio de locomoção, o Parlamento britânico autorizou uma grande obra. E, em 4 de julho de 1837, foi inaugurada a Grand Junction Railway. Considerada a primeira ferrovia de longa distância do mundo, tinha mais de 18 estações.

Após a fundação em 1833, a ferrovia foi projetada por George Stephenson, o pai dos caminhos de ferro britânicos, que chefiou as obras. Os engenheiros Joseph Locke e John Rastrick dividiram as responsabilidades entre as rotas norte e sul. Stephenson abandonou o projeto em 1835 e a responsabilidade passou para as mãos de Locke.

Os engenheiros enfrentaram alguns desafios de infraestrutura. Tiveram que erguer vários viadutos para cruzar rios e canais. O caminho dos trilhos passavam por 100 pontes subterrâneas, 50 pontes, cinco viadutos, dois túneis e dois aquedutos. Uma dessas estruturas, o viaduto Dutton, foi erguido com 18 metros de altura e quase meio quilômetro de comprimento. Já o viaduto Penkridge, a 64 quilômetros de Londres, ganhou sete arcos. A base ficou a 21 metros de profundidade.

No dia da inauguração, um trem com quatro vagões partiu de Liverpool, e um outro partiu de Manchester. As duas locomotivas se encontraram em uma junção e de lá seguiram engatadas para Birmingham para completar os 130 quilômetros de percurso.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Inmet prevê frio e chuvas volumosas no RS a partir desta sexta-feira

As águas do Lago Guaíba começam a ceder mesmo com as chuvas que caíram na última quarta-feira (8). 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Museu vai homenagear vítimas da ditadura no Rio de Janeiro

Local que abrigou centro de tortura do Exército é transformado em museu de memória e defesa dos Direitos Humanos. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Quando a farinha é pouca: petróleo, reforma e um bolo que não cresceu

“Meu pirão primeiro” é o sexto episódio do podcast Perdas e Danos, uma produção original da Radioagência Nacional. Em discussão, as propostas de João Goulart para a economia, como a encampação das refinarias de petróleo, a reforma fiscal e a valorização do salário mínimo. Nesse contexto de farinha pouca, o que foi vendido como um "milagre econômico", se mostrou como um momento de aprofundamento das desigualdades do país - o tal do meu pirão primeiro. 

Baixar arquivo
Cultura

Fãs de Bruno Mars esperam nova data para shows no Rio de Janeiro

Produtores procuram uma nova data após a prefeitura do Rio negar a realização de show na véspera das eleições municipais, programadas para domingo, 6 de outubro. 

Baixar arquivo
Educação

Termina nesta sexta-feira o prazo para inscrições no Encceja

O Encceja é voltado para a certificação do ensino fundamental e médio. Nele são avaliados “competências, habilidades e saberes” de jovens e adultos que não concluíram essa etapa de estudos na idade adequada.

Baixar arquivo
Justiça

PF prende mais dois suspeitos do assassinato de Marielle Franco

A Polícia Federal prendeu mais dois acusados de participar do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista dela, Anderson Gomes. Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, a pedido da Procuradoria-Geral da República. 

Baixar arquivo