Projeto oferece auxílio para mulheres que vivem nas ruas do Rio

Publicado em 04/11/2022 - 12:46 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Fome, abuso, conflitos familiares... Palavras que fazem parte da rotina de muitas meninas e mulheres que vivem nas ruas da capital fluminense. Um projeto do Instituto de Ciências da Saúde Carlos Chagas, Instituição de Ensino Superior com mais de 60 anos de história, quer mudar essa realidade, oferecendo consultas médicas, atendimento psicológico, apoio jurídico e cursos de capacitação para a geração de trabalho e renda.

De acordo com o último Censo do ano de 2020, cerca de 7,2 mil pessoas vivem em situação de rua na cidade do Rio de Janeiro.

O cirurgião plástico Ricardo Cavalcanti Ribeiro, presidente do Instituto, e um dos idealizadores do “Projeto Menina, Moça Mulher”, ressalta a importância da iniciativa, que conta com o apoio do governo federal, no desenvolvimento de ações de educação em saúde, planejamento familiar e cuidado com os filhos.

Além do suporte emocional, também são oferecidas a essas pessoas em situação de rua palestras e ajuda para tirar documentos, como carteira de identidade e de trabalho.

A sede do Projeto Menina, Moça Mulher fica em um casarão histórico da Avenida Mem de Sá, na Lapa, região central da cidade. O atendimento é gratuito e funciona de segunda a sexta-feira, entre 8h e 18h.

Edição: Vitoria Elizabeth/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Educação

Alunos de 36 escolas de Porto Alegre retornam às aulas nesta semana

Secretaria Municipal de Educação determinou o retorno das aulas em todas as escolas que não foram diretamente atingidas pelas cheias e que estão com abastecimento de água e energia.

Baixar arquivo
Internacional

Cai helicóptero que transportava presidente do Irã

O acidente ocorreu neste domingo. A aeronave atravessava uma área montanhosa sob forte neblina ao retornar de uma visita à fronteira do Azerbaijão. 

Baixar arquivo
Geral

Voluntários organizam complexo de apoio e resgates em Porto Alegre

De forma espontânea, os voluntários formaram uma grande estrutura para ajudar pessoas que tiveram as casas invadidas pela água e para quem faz os resgates. O espaço oferece uma estrutura com atendimento médico, psicológico, alimentação, roupas e uma clínica veterinária.

Baixar arquivo
Geral

Água baixa e cidades começam a ser reconstruídas no Rio Grande do Sul

Cidades atingidas pela água do Rio Taquari vão se reconstruindo enquanto as marcas da destruição causada pela enchente permanecem à vista.

Baixar arquivo
Geral

Conab distribui toneladas de alimentos aos atingidos por chuvas no RS

 Conab vai realizar leilão para a compra de mais 45 mil cestas de alimentos para o atendimento às famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Cai de 94 para 89 o número de desaparecidos no Rio Grande do Sul

O governo do estado planeja a instalação de cidades provisórias em Canoas, Porto Alegre, São Leopoldo e Guaíba - municípios com maior número de pessoas em abrigos.

Baixar arquivo