Cerca de 178 milhões de brasileiros já foram contados pelo Censo 2022, o que o IBGE estima que seja 83% da população do país. A coleta dos dados começou em agosto com previsão de ser encerrada em novembro, mas depois de enfrentar diversos problemas, como a perda de recenseadores e a recusa de resposta de parte da população, o instituto precisou estender os trabalhos que agora vão, pelo menos, até janeiro do ano que vem.
O atraso na conclusão do Censo impactou a entrega da estimativa da população brasileira, feita anualmente, a partir da última pesquisa censitária realizada. É com base nessa estimativa que a União divide as verbas do Fundo de Participação dos Municípios, já que a fatia de cada cidade corresponde a quantidade de habitantes. O IBGE encaminhará os dados ao Tribunal de Contas da União nesta quarta-feira, mas há duas opções possíveis, segundo o diretor de pesquisas do IBGE Cimar Azeredo.
Em 4.163 municípios brasileiros, mais de 99% da população já foi recenseada. Isso representa quase 75% de todas as cidades do Brasil. E em outros 19% dos municípios a cobertura está entre 90 e 98%. Na outra ponta, há 9 cidades no Brasil em que a pesquisa não foi concluída nem em metade dos domicílios, mas o IBGE não divulgou quais lugares são esses.
No entanto, de acordo com o Cimar Azeredo, os maiores desafios são cidades grandes como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Cerca de 60 mil recenseadores continuam nas ruas e ainda há vagas para trabalhar nos locais com dificuldade para concluir a coleta.
![Reuters/Ricardo Moraes/ Direitos Reservados Refugiados, Venezuelanos, Crise
REUTERS/Ricardo Moraes](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 16/01/2025 - Forte chuva no centro de São Paulo no final da tarde. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arte shaadjutt/FREEPIK Brasília (DF) 29/01/2025 - Celac cancela reunião devido à crise entre Colômbia e Estados Unidos
Encontro sobre migrantes tinha sido marcado para esta quinta-feira
Arte shaadjutt/FREEPIK](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Brasília (DF) 29/01/2025 O ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, participa do programa Bom Dia, Ministro Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Amanda Perobelli/Direitos Reservados Tempestade, chuvas em São paulo, Raios, Vista geral da queda de raios sobre São Paulo e parte da cidade de São Bernardo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro - Manifesto realizado na praia de Copacabana lembra as vítimas da transfobia no Brasil. (Tomaz Silva/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)