Anatel ordena bloqueio de 5 milhões de aparelhos piratas de TV a cabo

Publicado em 09/02/2023 - 20:34 Por Lucas Pordeus León* - repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 10/02/2023 - 11:43

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ordenou o bloqueio de cerca de R$ 5 milhões de decodificadores clandestinos em uso no país, uma vez que dão ao usuário acesso livre e gratuito a TVs por assinatura sem nenhum tipo de pagamento às emissoras. A pirataria generalizada é conhecida popularmente como “gatonet”.

Atualmente, diversos aparelhos clandestinos são oferecidos em sites de comércio eletrônico, geralmente sob o nome de TV Box.  De acordo com a Anatel, existem hoje no país de 5 a 7 milhões de aparelhos ilegais desse tipo.

Além dos piratas, existem aqueles homologados pela Anatel que atendem a critérios de segurança e de uso da agência.

Os ilegais atraem o consumidor pelo preço, e possibilitam a decodificação clandestina dos conteúdos, como explica o presidente da Anatel, Carlos Baigorri.

Segundo a Anatel, a comercialização e o uso de aparelhos desse tipo causam prejuízo à ordem econômica, e podem levar a 2 a 4 anos de prisão.

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, explica que o uso do gatonet traz ainda risco à segurança cibernética, quando outros dispositivos estão conectados ao mesmo WiFi da caixinha pirata.

De acordo com a Anatel, a população pode participar denunciando irregularidades desse tipo pelos canais da agência. Todos eles estão em anatel.gov.br.

 

*Com reportagem de Oussama El Ghaouri

**Notícia atualizada às 11h43 de 10/02 para correção de informações

Edição: Roberto Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Esportes

Futebol Sul-Americano: Palmeiras e Cuiabá se destacam

E vamos começar com os resultados desta quinta-feira, Copa Libertadores da América. O Botafogo perdeu mais uma, dessa vez para LDU Quito por 1 a 0. Palmeiras, de virada, venceu Liverpool, do Uruguai por 3 a 1.

Baixar arquivo
Economia

Quais gastos com saúde podem ser deduzidos no Imposto de Renda?

Saiba como pagar menos imposto ou até mesmo restituir algum valor declarando gastos com saúde no Imposto de Renda 2024

Baixar arquivo
Justiça

Barroso diz que respostas do STF a Elon Musk "é página virada"

O dono da X acusou o ministro Alexandre de Moraes de praticar censura com as decisões dos processos que investiga as milícias digitais e a tentativa de golpe de estado em 8 de janeiro de 2023.

Baixar arquivo
Internacional

Morre ator O.J. Simpson, que protagonizou julgamento do século nos EUA

No Vietnã, uma magnata do setor imobiliário foi condenada a morte por por comandar o maior esquema de fraude da história do país. E na Guatemala, o presidente declarou estado de calamidade por causa das dezenas de incêndios florestais que assolam o país. 

Baixar arquivo
Saúde

Equipes de saúde da família vão receber entre R$ 24 e 30 mil este ano

O anúncio feito nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde faz parte da nova forma de financiamento da Estratégia de Saúde da Família.

Baixar arquivo
Justiça

Vítimas de bala perdida devem ser indenizadas pelo estado brasileiro

A decisão foi do plenário do Supremo Tribunal Federal na sessão desta quinta-feira (11). De acordo com os ministros da corte, Estados, Distrito Federal e União são responsáveis por mortes e ferimentos provocados nas ações de segurança.

Baixar arquivo