Moradores da Barra do Sahy, um dos bairros de São Sebastião mais afetados pelos temporais no litoral norte paulista, relataram à Agência Brasil que não receberam qualquer tipo de alerta para o risco de deslizamento por causa das fortes chuvas na região no último fim de semana.
O Cemaden, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, informou que previu com três dias de antecedência os temporais e avisou a Defesa Civil Nacional e as Defesas Civis locais, porém Vagner de Oliveira, que mora na Barra do Sahy, conta que a própria vizinhança se mobilizou durante a chuva.
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, disse que a administração municipal emitiu alertas a partir das 21h de sábado. Quando começaram as chuvas na cidade. No entanto, a prefeitura não deu nenhum sinal de alerta antes disso.
A faxineira Valdinéia Gonçalves perdeu a casa e todos os seus pertences. Agora ela está abrigada em uma escola. Moradora da cidade há dois anos ela pensa em retornar à Bahia, sua terra natal, depois dos momentos de terror vividos nos últimos dias.
Quem quiser ajudar com doações, pode procurar o Fundo Social de São Paulo. Também estão disponíveis 193 pontos de arrecadação em terminais e estações de metrô e a estrada de ferro Campos do Jordão.