Em 10 anos, Brasil registra mais de 76 mil casamentos homoafetivos

Publicado em 15/05/2023 - 21:46 Por Daniella Longuinho - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O paranaense Toni Reis, de 58 anos, presidente da Aliança Nacional LGBTI+ e da Associação Brasileira das Famílias Homotransafetivas, travou um longa luta contra a homofobia e a legislação brasileira para ter reconhecida a união com o inglês David Harrad, com quem se casou na Inglaterra nos anos 1990.

À época, David só poderia ficar no país se fosse casado com uma mulher. Em 1996, ele teve problemas com a Polícia Federal e só permaneceu em território nacional após assinar, com Toni, uma declaração marital em cartório.

Em 2011, quando o Supremo Tribunal Federal decidiu que os efeitos da união estável entre casais homoafetivos haveriam de ser iguais a de casais héteros, Toni e David passaram a usufruir deste direito.

Em 2013, o Conselho Nacional de Justiça publicou uma resolução que ampliou a decisão para todo o país e exigiu que os cartórios realizassem os casamentos homoafetivos.

Com o avanço, Toni destaca que é hora de mais diálogo com a sociedade sobre as garantias de direitos dos casais homoafetivos.

Segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, em média, são realizadas 7.600 celebrações entre pessoas do mesmo sexo, por ano, no país, sendo 56% entre casais femininos e 44% entre casais masculinos.

Karen Luckmann e Katriane Tonetti se casaram há cinco anos em Curitiba, no Paraná. O casal recorda com alegria do momento, embora a cerimônia tenha ficado marcada por um erro do celebrante, como conta Karen.

Até abril de 2023, o Brasil contabilizou 76.430 casamentos entre pessoas do mesmo sexo.  São Paulo lidera o ranking de celebrações homoafetivas, com quase 30 mil matrimônios. Em seguida, vem o Rio de Janeiro, com 6.500 e Minas Gerais, com 5.000.

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Justiça

Uber pede ao STF que suspenda processos sobre vínculo trabalhista

Na petição encaminhada ao STF, o escritório que representa a empresa sustenta que a medida é necessária para aguardar o posicionamento final da Corte sobre o tema. Na semana passada, o STF reconheceu a chamada repercussão geral sobre o tema.

Baixar arquivo
Cultura

Lula participa da abertura da 4ª Conferência Nacional da Cultura

A iniciativa reúne as principais representações públicas culturais do país para discutir o Plano Nacional de Cultura dos próximos 10 anos. O evento ocorre entre os dias 4 e 8 de março, em Brasília.

Baixar arquivo
Segurança

Dois detentos fogem de penitenciária em Campo Grande

Foi a primeira fuga registrada no sistema penitenciário federal no Mato Grosso desde que ele foi criado, em 2006, para isolar lideranças de organizações criminosas e presos de alta periculosidade.

Baixar arquivo
Cultura

Conferência Nacional de Cultura retorna, valorizando a diversidade

A quarta Conferência Nacional de Cultura marca o retorno do Ministério da Cultura, extinto em 2019. A última conferência foi em 2013.

Esse evento é importante porque é um espaço de debate de políticas públicas de cultura.

Baixar arquivo
Política

Lula apresenta projeto que regula trabalho de motorista de aplicativo

O projeto só atinge motoristas que transportam passageiros por carro. Outras modalidades de entrega, com moto e bicicleta, não fazem parte do acordo.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas declara surto de febre oropouche

Estado registrou 1.670 casos desde o início do ano. A doença é transmitida pelo mosquito Culicoides paraenses, mais conhecido como maruim. Os sintomas são o mesmo da dengue: febre, dor de cabeça, dor nas articulações, vômito, diarreia. Ainda não há mortes relacionadas à doença

Baixar arquivo