Em 10 anos, Brasil registra mais de 76 mil casamentos homoafetivos

Publicado em 15/05/2023 - 21:46 Por Daniella Longuinho - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O paranaense Toni Reis, de 58 anos, presidente da Aliança Nacional LGBTI+ e da Associação Brasileira das Famílias Homotransafetivas, travou um longa luta contra a homofobia e a legislação brasileira para ter reconhecida a união com o inglês David Harrad, com quem se casou na Inglaterra nos anos 1990.

À época, David só poderia ficar no país se fosse casado com uma mulher. Em 1996, ele teve problemas com a Polícia Federal e só permaneceu em território nacional após assinar, com Toni, uma declaração marital em cartório.

Em 2011, quando o Supremo Tribunal Federal decidiu que os efeitos da união estável entre casais homoafetivos haveriam de ser iguais a de casais héteros, Toni e David passaram a usufruir deste direito.

Em 2013, o Conselho Nacional de Justiça publicou uma resolução que ampliou a decisão para todo o país e exigiu que os cartórios realizassem os casamentos homoafetivos.

Com o avanço, Toni destaca que é hora de mais diálogo com a sociedade sobre as garantias de direitos dos casais homoafetivos.

Segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, em média, são realizadas 7.600 celebrações entre pessoas do mesmo sexo, por ano, no país, sendo 56% entre casais femininos e 44% entre casais masculinos.

Karen Luckmann e Katriane Tonetti se casaram há cinco anos em Curitiba, no Paraná. O casal recorda com alegria do momento, embora a cerimônia tenha ficado marcada por um erro do celebrante, como conta Karen.

Até abril de 2023, o Brasil contabilizou 76.430 casamentos entre pessoas do mesmo sexo.  São Paulo lidera o ranking de celebrações homoafetivas, com quase 30 mil matrimônios. Em seguida, vem o Rio de Janeiro, com 6.500 e Minas Gerais, com 5.000.

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Senado cria comissão para acompanhar ações no RS

Segundo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a Comissão vai acompanhar as medidas do executivo estadual e federal e centralizar as iniciativas legislativass. Entre elas a viabilização de recursos para ajudar o governo do estado e prefeituras e a análise da suspensão da dívida do Rio Grande do Sul com a União.

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil: chuvas no Rio Grande do Sul já provocaram 85 mortes

Levantamento da Defesa Civil mostra que 1,4 milhão de pessoas foram afetadas ou estão desabrigadas ou desalojadas.

Baixar arquivo
Internacional

Hamas aceita proposta de cessar-fogo; Israel nega ter concordado

Já era início da noite em Gaza quando chegou a notícia de que o Hamas havia concordado com um cessar-fogo. Multidões foram às ruas comemorar em vários pontos, como em Rafah, no sul.

Baixar arquivo
Geral

Governo federal cria escritório de monitoramento no Rio Grande do Sul

O local em Porto Alegre vai centralizar as ações do apoio federal ao estado na recuperação dos danos causados pelas chuvas.

Baixar arquivo
Política

Lula assina projeto para agilizar ações de apoio ao Rio Grande do Sul

O projeto de decreto legislativo foi assinado na sala de situação, no Palácio do Planalto, e passará por aprovação do Congresso Nacional. 

Baixar arquivo
Geral

Inmet divulga alerta de “grande perigo”, com mais uma onda de calor

A onda de calor, que elevará temperaturas em até 5°C, vai afetar, sobretudo, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Baixar arquivo