Terra indígena, no Pará, foi titulada pelo governo federal

O ato simbólico oficializa a posse em três municípios paraenses

Publicado em 28/06/2023 - 19:59 Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Terra Indígena Alto Rio Guamá, nos municípios de Nova Esperança do Piriá, Santa Luzia e Paragominas, no nordeste do Pará, enfim foi titulada, simbolicamente, pelo governo federal nesta quarta-feira.

Homologada em 1993, a território Alto do Rio Guamá sofria por ocupações ilegais por não indígenas. Em 2022, o Ministério Público Federal entrou com ação pedindo a reintegração de posse aos indígenas. Só em 2014, a justiça federal confirmou a sentença que garantia o território aos povos originários.

Na terra indígena de 282 mil hectares, vivem 2 mil e 500 indígenas das etnias Tembé, Timbira e Kaapor em 42 aldeias.

O cacique Naldo Tembé fala da emoção de retomar as terras de seus antepassados.

O processo de desintrusão da Terra Indígena, que é o processo de retirada dos intrusos, foi iniciado em março após decisão judicai. Em negociação, foi possível que os ocupantes ilegais deixassem a terra de forma voluntária sem necessidade de uso de força policial.

A primeira fase do processo de retirada começou quando o Incra cadastrou as famílias de 1.600 não indígenas para projetos sociais. Prefeituras locais e órgão federais auxiliaram no transporte de pertences dessas pessoas para outros locais entre maio e junho.

Na semana passada, oficiais de justiça entregaram para representantes da Funai e da Secretaria-Geral da Presidência da República o auto de reintegração da Terra Indígena Alto Rio Guamá , confirmando a saída de todos os ocupantes ilegais.

A presidente da Funai, Joenia Wapichana, afirma que o reconhecimento das terras indígenas é uma conquista de toda sociedade brasileira.

Segundo o Ministério dos Povos Indígenas, a terceira fase da desintrusão começa em julho, com inutilização de acessos e instalações irregulares na terra indígena, como forma de impedir o retorno dos intrusos.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque

Últimas notícias
Saúde

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
Geral

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo
Geral

Defensoria pede plano de combate a incêndios em terras indígenas

A Defensoria Pública da União (DPU) manifestou-se a favor de ações imediatas para combater os incêndios florestais em terras indígenas no Mato Grosso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Viva Maria comemora seus 43 anos

Em ritmo de festa, o programa comemora neste 14 de setembro suas mais de quatro décadas de existência. E convida a psicóloga Rachel Moreno para falar sobre a imagem da mulher nos meios de comunicação e a presença feminina na política.

Baixar arquivo
Cultura

Festival Revelando São Paulo oferece música, artesanato e gastronomia

Mais de cem munícipios de 14 regiões do estado de São Paulo estão na programação do maior festival de culturas tradicionais paulistas. São esperados mais de 80 mil visitantes. 

Baixar arquivo
Economia

Fazenda aumenta estimativa para PIB de 2024 de 2,5% para 3,2%

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, avalia que a inesperada crise climática vem afetando diretamente a inflação brasileira.

Baixar arquivo