Terra indígena, no Pará, foi titulada pelo governo federal

O ato simbólico oficializa a posse em três municípios paraenses

Publicado em 28/06/2023 - 19:59 Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Terra Indígena Alto Rio Guamá, nos municípios de Nova Esperança do Piriá, Santa Luzia e Paragominas, no nordeste do Pará, enfim foi titulada, simbolicamente, pelo governo federal nesta quarta-feira.

Homologada em 1993, a território Alto do Rio Guamá sofria por ocupações ilegais por não indígenas. Em 2022, o Ministério Público Federal entrou com ação pedindo a reintegração de posse aos indígenas. Só em 2014, a justiça federal confirmou a sentença que garantia o território aos povos originários.

Na terra indígena de 282 mil hectares, vivem 2 mil e 500 indígenas das etnias Tembé, Timbira e Kaapor em 42 aldeias.

O cacique Naldo Tembé fala da emoção de retomar as terras de seus antepassados.

O processo de desintrusão da Terra Indígena, que é o processo de retirada dos intrusos, foi iniciado em março após decisão judicai. Em negociação, foi possível que os ocupantes ilegais deixassem a terra de forma voluntária sem necessidade de uso de força policial.

A primeira fase do processo de retirada começou quando o Incra cadastrou as famílias de 1.600 não indígenas para projetos sociais. Prefeituras locais e órgão federais auxiliaram no transporte de pertences dessas pessoas para outros locais entre maio e junho.

Na semana passada, oficiais de justiça entregaram para representantes da Funai e da Secretaria-Geral da Presidência da República o auto de reintegração da Terra Indígena Alto Rio Guamá , confirmando a saída de todos os ocupantes ilegais.

A presidente da Funai, Joenia Wapichana, afirma que o reconhecimento das terras indígenas é uma conquista de toda sociedade brasileira.

Segundo o Ministério dos Povos Indígenas, a terceira fase da desintrusão começa em julho, com inutilização de acessos e instalações irregulares na terra indígena, como forma de impedir o retorno dos intrusos.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque

Últimas notícias
Geral

Novo voo com brasileiros vindos de Gaza chega de madrugada no Brasil

O avião partiu do Cairo, a capital do Egito trazendo 48 pessoas, que, no sábado, receberam autorização para cruzar a fronteira de Rafah em direção ao Egito.

Baixar arquivo
Internacional

Em posse, Milei reafirma intenção de reformas agressivas no Estado

Novo presidente argentino colocou seu governo como saída para o que chamou de "longo e triste período de decadência".

Baixar arquivo
Geral

Parte de mina da Braskem se rompe na Lagoa Mundaú, em Maceió

O prefeito da capital alagoana, João Henrique Caldas, JHC, publicou um vídeo do momento em que a mina se rompe, provocando um redemoinho nas águas da lagoa.

Baixar arquivo
Geral

Incêndio em acampamento do MST no Pará deixa 9 mortos

De acordo com o MST, uma empresa estava instalando internet no acampamento e a antena colidiu com a rede de alta tensão de energia.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas em Angra dos Reis: 300 pessoas ainda estão desabrigadas

Segundo boletim publicado pela prefeitura de Angra dos Reis, foi declarada situação de emergência nas áreas atingidas por inundações provocadas pelo temporal na região do Rio Bracuí.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Imigrantes venezuelanos têm alto índice de empregabilidade no Brasil

Um estudo apresentado pela Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI) mostra a integração socioeconômica de venezuelanos no país. 

Baixar arquivo