SP: Grito dos excluídos cobra direitos sociais não atendidos

Publicado em 07/09/2023 - 16:17 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Movimentos sociais organizaram atos em todos os estados brasileiros, menos no Distrito Federal. Em São Paulo, os discursos das lideranças lembraram o tema do Grito dos Excluídos de 2023.

A resposta é uma lista de direitos que ainda não chegaram a uma boa parte dos brasileiros, como moradia, água potável e alimentação.

O Grito dos Excluídos acontece desde 1995, e foi criado como um contraponto ao Grito do Ipiranga e à história oficial da independência que veio das mãos de um príncipe. Este ano em São Paulo, o ato começou com um café da manhã para pessoas em situação de rua na Praça da Sé e depois uma caminhada até o Monumento às Bandeiras, a gigantesca escultura em frente ao parque do Ibirapuera em que homens brancos a cavalos seguem à frente de homens e mulheres pretos e indígenas escravizados.

Na caminhada dos excluídos, no lugar de tanques de guerra, pessoas como Conceição Guimarães, do movimento Unificação das Lutas por Cortiços e Moradias.  

O deputado estadual pelo PT, Renato Freitas, que é do Paraná, também participou do ato em São Paulo. Ele explicou o motivo. 

Este ano, a Secretaria de Segurança de São Paulo não permitiu que os manifestantes caminhassem pela Avenida Paulista, o tradicional ponto de partida da caminhada até o monumento às bandeiras. O ouvidor das Polícias do Estado, Cláudio Aparecido da Silva participou das negociações que definiu um trajeto alternativo e acompanhou a manifestação.

Com o caminho alternativo, os manifestantes atravessaram ruas residenciais de um dos bairros mais ricos de São Paulo, a Vila Mariana, e acabaram ouvindo críticas e provocações de moradores e curiosos. Uma briga entre manifestantes e um homem à paisana que se identificou como policial chegou a ser ensaiada, mas foi contida e pouco depois de meio dia, os manifestantes chegaram ao destino sem maiores registros de violência. 

Edição: Paula de Castro / Aline Cordeiro

Últimas notícias
Internacional

Venezuela: Opositor nega que cometeu crime ao divulgar atas da eleição

A Justiça venezuelana emitiu uma ordem de prisão contra Edmundo Gonzales. O opositor está na Venezuela e negou ofertas de asilo.

Baixar arquivo
Justiça

STF alerta para golpes financeiros em nome do tribunal

As mensagens enviadas por criminosos ameaçam consequências jurídicas graves, caso não haja o pagamento de valores. A ação dos ladrões também é usada para obter informações confidenciais das vítimas, como senhas e dados bancários.

Baixar arquivo
Educação

Conselho de Segurança Alimentar pede reajuste dos valores da merenda

A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Elisabetta Recine, enviou ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, um ofício pedindo mais recursos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar em 2025. 

Baixar arquivo
Geral

RJ: Gaeco denuncia 58 policiais e requer bloqueio de R$ 300 milhões

Entre eles estão 29 policiais militares na ativa, 11 ex-policiais ou aposentados, 12 policiais civis, dois ex-policiais civis ou aposentados, um policial penal e três delegados de polícia.

Baixar arquivo
Esportes

João Pedro já está com a seleção brasileira para jogo contra Equador

João Pedro (do Brighton) foi convocado para a seleção brasileira para disputar a sétima rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O atacante substitui Pedro (do Flamengo) que sofreu grave lesão. 

Baixar arquivo
Economia

Endividamento das famílias recua pelo segundo mês consecutivo

O percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer diminuiu de 78,5% em julho para 78% em agosto. Ainda assim, está acima dos 77,4% registrados em agosto do ano passado.

Baixar arquivo