Lei obriga empresas a publicarem online salários de homens e mulheres

Publicado em 24/11/2023 - 19:43 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As empresas com mais de 100 empregados agora são obrigadas a publicar na internet, a cada seis meses, Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios, para que seja possível averiguar o cumprimento da lei que prevê igualdade salarial entre homens e mulheres que ocupam cargos iguais.

Essa medida está prevista em decreto publicado no Diário Oficial da União na noite dessa quinta-feira, e regulamenta lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em julho deste ano.

Sempre nos meses de março e setembro, as empresas deverão disponibilizar para empregados, colaboradores e público em geral os relatórios com pelo menos o cargo ou ocupação das trabalhadoras e dos trabalhadores e os valores de todas as remunerações.

Além disso, as informações divulgadas terão caráter anônimo e deverão estar de acordo com as leis de proteção de dados pessoais e serem enviadas ao Ministério do Trabalho e Emprego, responsável por disponibilizar a ferramenta digital para o envio dos relatórios.

Também cabe ao Ministério do Trabalho, por meio de Auditoria Fiscal do Trabalho, notificar as empresas quando verificar desigualdade salarial e de critérios remuneratórios entre homens e mulheres, e disponibilizar canal para receber denúncias.

As empresas notificadas terão 90 dias para elaborar Plano de Ação para Mitigação da Desigualdade Salarial e de Critérios Remuneratórios entre Mulheres e Homens.

A nova lei, de autoria do Executivo, prevê aplicação de multa de dez vezes o valor do salário do empregado prejudicado, caso o empregador descumpra a obrigatoriedade da igualdade salarial.

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Acidente de helicóptero deixa sete pessoas feridas em Barueri

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública as vítimas tinham idades entre 9 e 51 anos. Eram duas crianças, duas mulheres e três homens, sendo um deles o piloto.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Chuvas causam estragos na cidade paulista de São Sebastião

A precipitação no município, localizado no litoral do estado, chegou a 100 mm em pouco mais de três horas, segundo informações da prefeitura. Um dos bairros mais atingidos foi Vila Sahy, que há um ano atrás também sofreu com as chuvas.

Baixar arquivo
Saúde

Preços de exames e repelentes crescem com o aumento da dengue no Rio

Levantamento feito pelo Procon identificou uma variação de 270% nos valores desses exames realizados em laboratórios particulares na capital e na Região Metropolitana do estado.

Baixar arquivo
Saúde

Ceará registra baixa de casos de dengue

O estado tem apresentado queda em relação à média dos registros dos últimos 5 anos. Os dados são do sistema IntegraSUS, usado pela Secretaria da Saúde do Estado.

Baixar arquivo
Justiça

STF torna réus antiga cúpula da PM do Distrito Federal

Todos são suspeitos de omissão durante os atos antidemocráticos. Os ministros também decidiram pela manutenção da prisão preventiva de todos os policiais militares, para não colocar em risco as investigações.

Baixar arquivo
Justiça

Plenário do STF condena mais 15 réus por atos de 8 de janeiro

As penas variam de 12 a 17 anos de prisão. Eles foram condenados ainda, a pagar de modo solidário, uma multa de R$ 30 milhões por danos morais coletivos.

Baixar arquivo