Prefeitura de SP procura TCU para rescindir contrato com Enel

Publicado em 01/02/2024 - 15:58 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A prefeitura de São Paulo busca apoio do TCU, o Tribunal de Contas da União, para rescindir o contrato com a distribuidora de energia Enel. O motivo são os frequentes problemas de abastecimento na capital paulista e região metropolitana, que são atendidas pela empresa italiana.

Nessa quarta-feira (31), o prefeito Ricardo Nunes entregou pessoalmente ao presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, ofício em que detalha as falhas na prestação do serviço, com prejuízos a unidades de saúde e outros prédios públicos, além de reclamações da população no Procon. 

Segundo a prefeitura, a Enel não atende a frequentes pedidos de providências, como a que pede um plano de contingência, para ampliação de equipes de atendimento emergencial. Lembrando que as frequentes tempestades que caem sobre a capital paulista provocam a queda de galhos e árvores inteiras, que arrastam a fiação elétrica e interrompem o abastecimento.

Como a empresa Enel opera por meio de uma concessão federal, é submetida às regras da Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica, para quem a prefeitura já tinha solicitado providências, antes de recorrer ao TCU.

Antes disso, a Justiça Estadual também foi procurada, em novembro do ano passado. No início daquele mês, um temporal causou um apagão na cidade, que só teve a energia totalmente restabelecida seis dias depois. Depois do incidente, a prefeitura pediu junto a Justiça paulista um plano de contingência e um cronograma preventivo para o período de chuvas. Mas, segundo a gestão municipal, não houve resposta da concessionária. 

A prefeitura critica ainda a falta de respostas à população e à administração municipal. E reclama que a companhia classifica os recentes apagões, que tem sido frequentes, como "eventos extraordinários".

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Renata Batista

Últimas notícias
Meio Ambiente

Viva Maria celebra Dia Internacional de Proteção à Camada de Ozônio

 Viva Maria conversa com o doutor em ecologia Paulo Moutinho do IPAM Amazônia sobre essa data tão  relevante 
 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Marina Silva diz que Brasil vive um "terrorismo climático"

O Brasil é líder na América do Sul no número de incêndios em 2024. São 182 mil focos de queimada, mais de 50% das ocorrências na região.

Baixar arquivo
Saúde

Dia de conscientização destaca importância do diagnóstico de linfomas

O linfoma é um tipo de câncer que aflige mais de 735 mil pessoas, por ano, em todo o mundo. A doença afeta as células responsáveis por proteger o corpo de infecções. Para lembrar a importância do diagnóstico, neste domingo, 15 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Conscientização sobre Linfomas.

Baixar arquivo
Política

PF prende candidato a vereador foragido por atos golpistas de 8/1

A Polícia Federal prendeu, no sábado, o candidato a vereador Marcos Geleia Patriota, do partido Novo, que concorre ao cargo em Céu Azul, no Paraná.

Baixar arquivo
Geral

Inpe aponta que focos de incêndio caíram pela metade no país

De sexta para sábado, houve uma redução de 56%, passando de 5.500 para 2.400. Os dados são do Programa de Queimadas do Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Baixar arquivo
Saúde

Cidade de São Paulo está em alerta para índice de raios ultravioleta

Os paulistanos terão de redobrar o cuidado com a pele e evitar exposição ao Sol a partir da próxima quinta-feira, dia 19. Isso porque a cidade de São Paulo atingirá o IUV, Índice Ultravioleta 11, considerado extremo pela Organização Mundial da Saúde.

Baixar arquivo