Uma onda de calor toma conta da maior parte do país, nesta semana.
O tempo quente afeta áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
As temperaturas ficam acima da média em Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.
No Rio Grande do Sul, por exemplo, o calor ultrapassa os 40 graus.
O meteorologista do Inmet, Kleber Souza, explica que a previsão até sexta-feira (15) é de temperaturas até sete graus acima da média.
A onda de calor aumenta os cuidados com a saúde, em especial de crianças, gestantes, idosos e pessoas com algum tipo de doença.
Os sinais de alerta incluem fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras e diarreia.
A recomendação é tomar muita água ou sucos. Evitar exposição ao Sol, entre dez da manhã e quatro da tarde. Ainda usar roupas leves e protetor solar.
![Divulgação/RioGaleão RIOgaleão](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Gilvan de Souza/Flamengo/Direitos Reservados flamengo, torcida, maracanã](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Fachada do Museu de Arte de Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Trabalhadores da construção civil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![PH Noronha/ Divulgação Carnaval 2024 - Bloco Loucura Suburbana desfila no dia 08/02. Foto: PH Noronha/ Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Diogo Zacarias/MF Washington (EUA), 22/10/2024 - Ministro da Fazendo Fernando Haddad fala com jornalistas. Foto: Diogo Zacarias/MF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)