MPRJ recorre de decisão que concedeu prisão domiciliar para padre

Publicado em 17/04/2024 - 09:44 Por Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Rio de Janeiro recorreu para que o padre Alexandre Paciolli Moreira de Oliveira, denunciado por importunação sexual e estupro de vulnerável, retorne à prisão preventiva. O recurso foi ajuizado contra a 1ª Vara Criminal de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, que converteu a prisão do padre para domiciliar.

No documento, o Ministério Público ressalta que o denunciado não comprovou estar “extremamente debilitado por motivo de doença grave”, como alegou a defesa ao solicitar a conversão da prisão.

A Promotoria ainda destaca que não foi dada a oportunidade para que a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária informasse sobre a possibilidade de fornecer os cuidados pós-operatórios que o padre alega necessitar, devido a uma cirurgia de coluna.

Em um dos trechos do recurso, os promotores reforçam que o religioso possui intensa ligação com o Vaticano e que se desloca para a Itália com frequência e facilidade, o que poderia prejudicar a instrução processual, além de existirem outras vítimas e testemunhas que se sentiram encorajadas a prestar depoimento depois da prisão de Alexandre Paciolli.

 No último dia 26 de março o padre foi denunciado pelos crimes de importunação sexual e estupro de vulnerável cometidos contra uma mesma mulher, em agosto de 2022 e janeiro de 2023, em Nova Friburgo. O religioso foi preso em 4 de abril, na casa do pai, em Fortaleza, no Ceará, e a Arquidiocese do Rio de Janeiro o afastou de todas as funções.

Edição: Vitoria Elizabeth - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Cerca de 215 mil pessoas vão trabalhar na aplicação das provas do CNU

Para garantir a execução segura da seleção, a estrutura conta com aplicadores, fiscais de prova, gestores e uma rede de servidores de órgãos de segurança. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Ratzenberger morre no circuito de Ímola

O Grande Prêmio de San Marino de 1994 ficou marcado por tragédias. No dia 30 de abril daquele ano, o piloto Roland Ratzenberger teve a carreira interrompida aos 33 anos. 

Baixar arquivo
Geral

PF resgata 70 pessoas em situação análoga à escravidão no Amazonas

Os trabalhadores foram resgatados em um garimpo ilegal na cidade de Maués, a 270 quilômetros de Manaus, no sul do Amazonas.

Baixar arquivo
Economia

Receita paga lote residual de restituição do IR nesta terça

Mais de 353 mil contribuintes vão receber o pagamento do lote residual de restituição do imposto de renda de abril de 2024.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil ultrapassa 4 milhões de casos de dengue em 2024

São quase  2,5 milhões de registros a mais do que todo o ano passado.

Baixar arquivo
Geral

Prazo para motoristas fazerem exame toxicológico termina hoje

A determinação é do Código de Trânsito Brasileiro e vale tanto para a obtenção quanto para a renovação da habilitação categorias C,D e E. E também na pré-admissão e demissão de motoristas profissionais, que deverão comprovar que não fizeram uso de drogas nem de medicamentos estimulantes.

Baixar arquivo