Hospital Rio Grande transfere pacientes para outras cidades

Publicado em 20/05/2024 - 15:00 Por Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Mais de 657 mil pessoas tiveram de deixar suas casas por causa das enchentes no Rio Grande do Sul. Dessas, 76 mil estão vivendo em abrigos.

A tragédia atingiu mais de 2,3 milhões de moradores em 93% dos municípios.

As enchentes já deixaram 157 mortos e 88 pessoas continuam desaparecidas.

O Hospital Rio Grande continua transferindo pacientes de UTI e internados para outras cidades.

E devido à alta do nível da Lagoa dos Patos, a preocupação nos próximos dias é com o atendimento médico nas cidades de Rio Grande e de Pelotas.

O vice-presidente da EBSERH, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Daniel Beltrammi, diz que o estado é de atenção.

"Em função das previsões de subida de nível de água entre esta segunda-feira e a próxima quarta, nós trabalhamos com as autoridades locais para mesmo que a gente tenha tomado todas as medidas de permitir que o hospital siga funcionando, como é o caso, nós precisamos fazer a mobilização de alguns pacientes, especialmente aqueles de UTI. Enfermaria, a mobilização já teve sucesso quase pleno, para hospitais no torno para garantir que as pessoas estejam absolutamente seguras enquanto a gente agora vê como vai ficar ao nível da lagoa entre esses três dias que estão sendo analisados pelos especialistas como, por exemplo, a equipe da Universidade Federal de Rio Grande, como os dias mais difíceis dentro desse evento climático extremo". 

Até o momento, foram resgatadas 82 mil pessoas e 12 mil animais no estado gaúcho.

No domingo (19), a FAB realizou a maior missão de UTI aérea no Rio Grande do Sul. Três bebês e dois adultos em estado grave foram transferidos de Rio Grande para Canoas.

Edição: Daniella Longuinho / Liliane Farias

Últimas notícias
Meio Ambiente

Incêndio atinge Parque Nacional de Brasilia

Polícia Federal investiga causas das queimadas. 700 hectares de mata já foram destruídos. O fogo ainda não foi controlado. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estiagem prejudica nível dos rios no Amazonas

Governo realiza Operação Estiagem para socorrer comunidades ribeirinhas. As ações incluem distribuição de cestas básicas, Unidades Básicas de Saúde da Família Fluviais e estocagem de merenda escolar. 

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus: mercado eleva crescimento de 2,96% da economia em 2024

A  projeção para a Selic, a taxa básica de juros, depois da alta na semana passada, ficou em 11,25%.

Baixar arquivo
Cultura

Conasamba reafirma luta em defesa do carnaval e das escolas de samba

Continuar a luta em defesa do Carnaval e das escolas de samba. Esse foi o compromisso firmado por representantes das entidades carnavalescas de todo o país, reunidos durante três dias em Florianópolis, Santa Catarina.

Baixar arquivo
Cultura

Círio de Nazaré do Maranhão é reconhecido como manifestação cultural

O culto a Nossa Senhora de Nazaré começou em São Luís, no Maranhão, há 30 anos, quando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi levada por missionários a todas as capitais brasileiras.

Baixar arquivo
Segurança

Força Penal Nacional ficará em Pernambuco por mais 60 dias

Os policiais estão desde abril no estado. Eles atuam no combate ao crime organizado dentro e fora dos sistemas prisionais. 

Baixar arquivo