Sabesp: Prefeitura defende privatização após Justiça suspender votação

Publicado em 06/05/2024 - 16:43 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Prefeitura de São Paulo afirmou que os requisitos legais foram cumpridos no processo de aprovação da lei da privatização da Sabesp na capital.

Em nota, a prefeitura defendeu que a vontade dos vereadores “expressa pela votação que aprovou por ampla maioria o projeto que autoriza a privatização da Sabesp prevaleça, visto que todos os fundamentos constitucionais foram cumpridos”.

A 4ª Vara de Fazenda Pública Justiça de São Paulo suspendeu na última sexta-feira (3) a votação. A decisão apontou que não foram feitas as audiências públicas, nem os estudos e laudos pertinentes do impacto da decisão.

A juíza Celina Toyoshima afirmou que uma liminar já impedia a votação do segundo turno antes que as audiências fossem realizadas e que houve desobediência por parte dos vereadores.

O advogado Wladimir Antonio Ribeiro, especialista em saneamento básico, diz que a decisão faz sentido e dificilmente vai ser revertida pela justiça.

“O judiciário vai querer manter a sua autoridade. A princípio, eu acho que, o que seria mais pragmático, é que a Câmara Municipal fizesse essas audiências públicas, ouvisse a população e depois tomasse a decisão. Observe que esse processo é ruim, porque você cria uma sensação de risco. Parece que tá sendo feito às pressas, parece que tá sendo feito algo sem estudo técnico. E não é verdade. Os estudos técnicos estão sendo realizados, a condução do processo que tá sendo rápido, não pode atropelar os procedimentos, a participação da população, nem o que a lei e o judiciário exigem”.

Ainda na sexta, a Presidência da Câmara Municipal rebateu a decisão e disse que todas as audiências públicas e o estudo de impacto orçamentário foram realizados. E acrescentou que avalia um recurso.

Edição: Daniella Longuinho / Fran de Paula

Últimas notícias
Geral

História Hoje: morte de Jair Rodrigues

Em 8 de maio de 2014, esse grande nome da música popular brasileira foi encontrado sem vida na sauna de casa.

Baixar arquivo
Geral

Estado de calamidade no RS é publicado em Diário Oficial

Na prática, ele permite que as ações de apoio aconteçam de forma mais rápida e que a ajuda para socorrer o estado chegue também mais rapidamente. Ele flexibiliza as regras fiscais e orçamentárias na liberação de recursos. O decreto retira da meta fiscal os recursos usados nessa ajuda ao Rio Grande do Sul

Baixar arquivo
Geral

Cármen Lúcia é eleita presidente do TSE

Cármen Lúcia substitui o ministro Alexandre de Moraes, a partir de junho, quando ele completa dois anos no cargo.

Baixar arquivo
Justiça

TSE determina que Justiça Eleitoral implemente o Juiz das Garantias

O Juiz das Garantias está previsto no Pacote Anticrime aprovado pelo Congresso Nacional, em 2019. Estabelece que o magistrado responsável pela sentença não é o mesmo que participa da fase de inquérito

Baixar arquivo
Educação

Número de matrículas no ensino superior cresce 5,1% em 2022

A 14ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil aponta que a rede privada segue liderando, e representa 88% das instituições de ensino superior do país, com um total de 78% das matrículas. 

Baixar arquivo
Esportes

CBF anuncia adiamento de jogos de times gaúchos em competições

A CBF anunciou o adiamento dos jogos dos times gaúchos em todas as competições nacionais até 27 de maio por conta da tragédia de enchentes no Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo