UFRJ vai fazer estudo técnico para conter erosão em Macaé

Casas desabaram em bairro da cidade do RJ com ressaca do mar

Publicado em 22/05/2024 - 12:12 Por Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vão elaborar um estudo técnico e ambiental para conter o processo de erosão costeira provocado pela ressaca do mar no trecho do litoral norte de Macaé, na região norte do estado.

No último fim de semana, ondas de até 2,5 metros atingiram a orla do bairro Fronteira, provocando o desabamento de dois imóveis e danos a outros três, além da queda de cinco postes e a interdição parcial da região.

Quatro pessoas estão desabrigadas e cerca de 180 moradores desalojados. A Defesa Civil interditou 60 imóveis.

Ao assinar o acordo com a UFRJ no início desta semana, o prefeito da cidade, Welberth Rezende, disse que será feito um projeto de infraestrutura com base no estudo dos pesquisadores, para acabar com os riscos de novas erosões e garantir a segurança dos moradores da Fronteira.

Já o secretário de Defesa Civil de Macaé, Joseferson de Jesus, enfatizou que a prioridade é a remoção das famílias da área atingida com a ressaca de domingo, e também da área antiga, que já era afetada, e cujas casas já estavam interditadas, mas foram reocupadas.

As famílias, segundo ele, estão sendo cadastradas e vão receber o aluguel social no valor de até R$ 990,00.

Joseferson informou que os estudos serão acompanhados pelo Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da UFRJ, em Macaé, e pelo Ministério Público do estado.

Edição: Rádio Nacional/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Rio Grande do Sul tem previsão de chuva forte e frio até sexta-feira

Desta quarta-feira (22) até sexta, o acumulado de chuvas pode chegar a 150 milímetros. Isso pode provocar um aumento do nível dos rios, que já estão elevados.

Baixar arquivo
Geral

Devotos de Santa Rita de Cássia participam de festejos no RN

Um dos principais festejos acontece em Santa Cruz, no agreste do Rio Grande do Norte. Lá está localizado o Santuário de Santa Rita de Cássia com a maior estátua católica do mundo, medindo 56 metros de altura.

Baixar arquivo
Segurança

São Paulo vai adquirir 12 mil câmeras portáteis para policiais

As novas câmeras corporais vão integrar ao Programa Muralha Paulista, com capacidade de identificar foragidos e placas de veículos roubados. Também poderão compartilhar registros com o Ministério Público e outros órgãos. 

Baixar arquivo
Economia

Consulta ao maior lote de restituição do IR da história abre amanhã

Vão ser restituídos R$ 9,5 bilhões para mais de 5,5 milhões de pessoas. Neste lote, estão todos os contribuintes gaúchos, atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estátua de Padre Cícero vandalizada no Ceará será restaurada

A estátua depredada ficava no município de Caririaçu, no Ceará, e será restaurada em Petrolina. O responsável foi identificado e preso. Segundo a família, ele sofre de transtornos psicológicos.

Baixar arquivo
Economia

Regulamentação da reforma tributária será aprovada até 8 de julho

O prazo é considerado “factível” pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A primeira proposta de regulamentação já está em discussão na Câmara e o governo deve enviar o segundo projeto até a próxima semana.  

Baixar arquivo