Bancos e aeroportos brasileiros foram afetados por pane na Microsoft

Bancos tiveram instabilidade e companhias aéreas atrasaram voos

Publicado em 19/07/2024 - 14:42 Por Gabriel Correa - São Luís

Bancos brasileiros tiveram instabilidade e companhias aéreas atrasaram voos nesta sexta-feira (19) por causa da falha no sistema em nuvem da empresa norte-americana Microsoft.

Aqui no Brasil, o banco Bradesco foi um dos primeiros a informar que as plataformas digitais não estavam disponíveis para clientes.

A empresa Aena, que faz a gestão de 17 aeroportos no Brasil, comunicou que foram registradas, até o meio da manhã, oito decolagens atrasadas. A Azul, por exemplo, recomendou que os passageiros chegassem mais cedo aos aeroportos. No Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, o check-in começou a ser feito manualmente.

O problema iniciou por causa da atualização de um produto oferecido pela empresa norte-americana CrowdStrike, e que afetou quem usa o sistema operacional Windows. Em um vídeo promocional, lançado neste ano, a empresa de segurança cibernética diz que mais da metade das 500 maiores corporações dos Estados Unidos usam esse software.

O sistema de monitoramento da internet Downdetector indicou que o problema no Brasil afetou não apenas o sistema Microsoft 365, mas também sistemas de comunicação como Globo e Sky.

Entretanto, o apagão foi mais forte em outros países.

De acordo com a Agência Reuters, cerca de 1,4 mil voos comerciais já foram cancelados nesta sexta-feira em todo o mundo. A American Airlines e outras três grandes companhias aéreas internacionais suspenderam os voos. A Air France-KLM disse que as operações também foram afetadas.

Instituições financeiras da Austrália, Índia e África do Sul relataram falhas nos serviços.

No Reino Unido, o sistema de saúde teve que recorrer ao papel e à caneta para preenchimento de prontuários. Uma das principais emissoras do país, a Sky News, ficou fora do ar e até o clube de futebol Manchester United teve que adiar um lançamento programado de ingressos.

O Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos do Governo Federal compartilhou o alerta para que a administração pública federal identifique em seus inventários a existência desse software que gerou o apagão.

A plataforma de computação em nuvem da Microsoft também publicou os procedimentos para recuperação dos computadores e informou que o problema havia sido corrigido.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Eliane Gonçalves

Últimas notícias
Internacional

Venezuela: Opositor nega que cometeu crime ao divulgar atas da eleição

A Justiça venezuelana emitiu uma ordem de prisão contra Edmundo Gonzales. O opositor está na Venezuela e negou ofertas de asilo.

Baixar arquivo
Justiça

STF alerta para golpes financeiros em nome do tribunal

As mensagens enviadas por criminosos ameaçam consequências jurídicas graves, caso não haja o pagamento de valores. A ação dos ladrões também é usada para obter informações confidenciais das vítimas, como senhas e dados bancários.

Baixar arquivo
Educação

Conselho de Segurança Alimentar pede reajuste dos valores da merenda

A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Elisabetta Recine, enviou ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, um ofício pedindo mais recursos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar em 2025. 

Baixar arquivo
Geral

RJ: Gaeco denuncia 58 policiais e requer bloqueio de R$ 300 milhões

Entre eles estão 29 policiais militares na ativa, 11 ex-policiais ou aposentados, 12 policiais civis, dois ex-policiais civis ou aposentados, um policial penal e três delegados de polícia.

Baixar arquivo
Esportes

João Pedro já está com a seleção brasileira para jogo contra Equador

João Pedro (do Brighton) foi convocado para a seleção brasileira para disputar a sétima rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O atacante substitui Pedro (do Flamengo) que sofreu grave lesão. 

Baixar arquivo
Economia

Endividamento das famílias recua pelo segundo mês consecutivo

O percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer diminuiu de 78,5% em julho para 78% em agosto. Ainda assim, está acima dos 77,4% registrados em agosto do ano passado.

Baixar arquivo