Lula faz balanço e diz que não abrirá mão da responsabilidade fiscal

Publicado em 29/07/2024 - 09:14 Por Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em pronunciamento no Rádio e na TV, o presidente Lula falou sobre os rumos do país e fez balanço de um ano e meio de gestão.

Em sua fala, o presidente destacou o fato de o mundo ter voltado a acreditar no Brasil.

Lula disse ainda que o Brasil retomou o protagonismo mundial e destacou a reunião do G20, que será realizada no Rio de Janeiro.

Além da Aliança Global contra a fome, Lula citou também a proposta de taxação dos super-ricos.

E tem G20 este ano e em 2025, o Brasil sediará a reunião dos Brics (grupo composto por 10 países em desenvolvimento) e a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em Belém.

Entre os destaques da sua atual gestão, o presidente citou ainda o crescimento econômico, o controle da inflação, a retomada de programas sociais e de investimentos, a geração de empregos com carteira assinada, o resgate de políticas de proteção de minorias sociais, a priorização da proteção ao meio ambiente e o desenvolvimento de políticas com foco na transição energética.

Segundo o presidente, tudo está sendo feito sem abrir mão da reponsabilidade fiscal.

Esse foi o quarto pronunciamento em rede nacional de rádio e TV que o presidente Lula fez desde o início de seu terceiro mandato, em janeiro de 2023.

*Com informações da Agência Brasil. 

Edição: Sâmia Mendes- Marizete Cardoso

Últimas notícias
Cultura

Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga começa neste sábado

O evento acontece na cidade serrana do interior cearense e vai trazer uma programação com 38 espetáculos de companhias teatrais da Região Nordeste.

Baixar arquivo
Geral

7 de Setembro: 30 mil pessoas são esperadas para desfile em Brasília

Na capital da República, o tradicional desfile cívico-militar será na Esplanada dos Ministérios. O lema do desfile deste ano é “Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo”.

Baixar arquivo
Cultura

Morre o músico e compositor Sérgio Mendes aos 83 anos

Um dos pioneiros da bossa-nova, Sérgio Mendes gravou 35 álbuns em seis décadas de carreira. Conquistou três prêmios Grammy e foi indicado uma vez ao Oscar de melhor canção original, em 2012, pelo filme de animação Rio.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inpe: todos os biomas registram focos de incêndio nas últimas 24 horas

Mais de 7 milhões de hectares da Amazônia já foram consumidos pelo fogo. No Pantanal, os incêndios atingiram 2,6 milhões hectares. O Cerrado teve mais de 142 mil hectares queimados.

Baixar arquivo
Geral

Garimpo ilegal ameaça Unidades de Conservação da Amazônia

Um levantamento inédito da ONG Greenpeace Brasil identificou garimpeiros em pelo menos 15 Unidades de Conservação no Amapá, Amazonas e Pará. Toda área devastada chega a mais de 13 mil hectares.

Baixar arquivo
Justiça

Peeling de fenol: Justiça torna esteticista ré por homicídio

Empresário Henrique da Silva Chagas morreu de parada cardíaca após procedimento estético conhecido como peeling de fenol, realizado pela influenciadora Natália Becker. 

Baixar arquivo