Terremoto no Chile foi sentido em São Paulo

Moradores da região metropolita da capital relataram tremores

Publicado em 19/07/2024 - 13:29 Por Nelson Lin - São Paulo

O terremoto de 7,4 graus na escala Richter que teve como epicentro a região do Atacama no Chile teve reflexos no Brasil e na região metropolitana de Sâo Paulo.

O monitor do centro de sismologia da USP recebeu relatos de tremores em praticamente todas as regiões da capital paulista e também em cidades da região metropolitana.

O advogado Jacques Miranda, morador da Móoca, na zona leste da capital paulista, sentiu o tremor no apartamento de seu prédio e os moradores desceram para o térreo por causa disso, ele conta como foi.

"olhei para o lado, nós temos uns móbiles pendurados com sininhos e vi que eles estavam balançando junto com os lustres da sala. Foi uma situação super estranha. A sensação de que você está no 15º andar e o prédio vai cair. Imediatamente nós abrimos o grupo de WhatsApp do prédio e vimos que outras pessoas também sentiram a mesma coisa. Eu comentei com a minha esposa, vamos colocar a roupa e vamos descer".

O Sismólogo do Centro de Sismologia da USP, Bruno Collaço explicou por que o tremor que ocorreu no Chile foi sentido em São Paulo

"Isso acontece porque São Paulo está numa bacia sedimentar e os sedimentos têm a característica de amplificar as ondas sísmicas, na passagem das ondas sísmicas. Então, eles amplificam as amplitudes. Então, isso, aliado ao fato do sismo ter ocorrido à noite, quando as pessoas estavam num momento mais calmo do dia, em casa, descansando e tudo mais, aumentaram as chances, então, das pessoas sentirem esse evento".

Ainda de acordo com Bruno não há motivos para preocupação com danos estruturais causados por esses tremores aqui no Brasil. De acordo com Corpo de Bombeiros, houve apenas um chamado de ajuda para evacuação de prédio na madrugada desta quinta (18)  em função do tremor. A defesa civil de São Paulo também afirmou que não houve registro de vítimas ou de ocorrencias relacionadas ao evento e que continua monitorando a situação.

Edição: Nadia Faggiani / Eliane Gonçalves

Últimas notícias
Internacional

Venezuela: Opositor nega que cometeu crime ao divulgar atas da eleição

A Justiça venezuelana emitiu uma ordem de prisão contra Edmundo Gonzales. O opositor está na Venezuela e negou ofertas de asilo.

Baixar arquivo
Justiça

STF alerta para golpes financeiros em nome do tribunal

As mensagens enviadas por criminosos ameaçam consequências jurídicas graves, caso não haja o pagamento de valores. A ação dos ladrões também é usada para obter informações confidenciais das vítimas, como senhas e dados bancários.

Baixar arquivo
Educação

Conselho de Segurança Alimentar pede reajuste dos valores da merenda

A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Elisabetta Recine, enviou ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, um ofício pedindo mais recursos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar em 2025. 

Baixar arquivo
Geral

RJ: Gaeco denuncia 58 policiais e requer bloqueio de R$ 300 milhões

Entre eles estão 29 policiais militares na ativa, 11 ex-policiais ou aposentados, 12 policiais civis, dois ex-policiais civis ou aposentados, um policial penal e três delegados de polícia.

Baixar arquivo
Esportes

João Pedro já está com a seleção brasileira para jogo contra Equador

João Pedro (do Brighton) foi convocado para a seleção brasileira para disputar a sétima rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O atacante substitui Pedro (do Flamengo) que sofreu grave lesão. 

Baixar arquivo
Economia

Endividamento das famílias recua pelo segundo mês consecutivo

O percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer diminuiu de 78,5% em julho para 78% em agosto. Ainda assim, está acima dos 77,4% registrados em agosto do ano passado.

Baixar arquivo