A tensão no oeste do Paraná por conta de disputa de terras entre indígenas e proprietários rurais, que envolve até a usina de Itaipu, aumentou a partir de dezembro, mas a origem desse embate tem pelo menos 50 anos.
Os Avá-Guarani, que reivindicam terras reconhecidas pela Funai nos municípios de Guaíra e Terra Roxa, fazem parte do povo que migrou da Amazônia cerca de três mil anos atrás e ficou às margens do Rio Paraná. A área depois foi dividida entre Brasil, Paraguai e Argentina, explica o professor de História Indígena da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Clóvis Brighenti.
Toda essa região é considerada da nação Guarani, diz Ilson Okaju, dos Avá-Guarani. Ele rebate quem diz que o povo veio do Paraguai.
A dispersão dos guarani começou com a distribuição de terras para empresas pelo Estado; e teve o marco mais importante com a construção da Usina de Itaipu, na década de 1970.
Várias comunidades foram inundadas. Ilson conta que, para sobreviver, os indígenas tiveram que ir para outros estados ou trabalhar em fazendas.
Agora, numa das ações para tentar resolver a disputa, a Itaipu deve comprar terras para repassar aos indígenas. No entanto, a proposta de três mil hectares é muito pequena, diz o professor Clóvis.
Em outra frente, a Funai retomou em janeiro o processo de demarcação, mas ações na justiça ainda travam os trabalhos.
![Arquivo/Tânia Rêgo/Agência Brasil Construção Civil, Obras, canteiro de obras, construção, trabalhadores](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Divulgação/Cultura RJ Rota da Leitura](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 12/02/2025 - Incêndio atinge a fábrica de roupas Maximus Confecções, no bairro de Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro. A instalação produz fantasias para o carnaval carioca. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Action Images via Reuters/Carl Recine/Direitos Reservados Jogador posiciona bola para cobrança de escanteio em partida da Premier League - campeonato inglês](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 11/02/2025 - Ministro da Fazenda Fernando Haddad, tendo ao lado o presidente do Senado Federal Davi Alcolumbre, o ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha e o senador Randolfe Rodrigues, fala com jornalistas após reunião na residência oficial do Senado. Na reunião, os ministros vão entregar a Alcolumbre a lista dos projetos prioritários do governo federal em tramitação no Congresso e os que ainda serão enviados à Casa. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)