Rock in Rio passará por fiscalizações diárias até o dia do evento

Publicado em 19/08/2024 - 17:51 Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A pouco mais de 20 dias para o Rock in Rio a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor realizou nesta segunda-feira (19) uma primeira vistoria no local que vai abrigar o evento. 

A medida faz parte de uma série de fiscalizações que serão realizadas até o festival, com objetivo de garantir a segurança de frequentadores e trabalhadores.

O Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, explica a iniciativa.

“A gente vai atuar a partir de agora diariamente com equipe inclusive participando no local para que o consumidor tenha certeza de que o direito dele estará sempre em primeiro lugar. Hoje por exemplo nós tivemos fiscalizando, nós tivemos no local, acompanhamos todas as instalações, tiramos todas as nossas dúvidas e na nossa equipe tinha engenheiro, tinha diversos outros técnicos”.

Ele também destaca que a maior preocupação da iniciativa é fazer com que os organizadores cumpram as regras que protegem o direito dos consumido.

“Um dos princípios de sustentação da lei de proteção e defesa do consumidor é direito a proteção da vida, saúde e segurança no fornecimento de produtos e serviços, esse é um dos primeiros princípios”.

O secretário destaca ainda os itens que estão sendo observados na organização do evento.

“Desde o acesso ao local, a segurança em virtude de qualquer acontecimento, a segurança na convivência local, seja ela na oferta de produtos, seja ela na oferta de serviços, tudo isso é relação de consumo”.

A medida ocorre após polêmicas em torno da organização de eventos no Rio de Janeiro, entre elas a morte de uma fã da cantora Taylor Swift durante um show da artista em novembro do ano passado. De acordo com o laudo do Instituto Médico legal a causa foi exaustão térmica por exposição difusa ao calor.

Em 2024, o Rock in Rio completa 40 anos de história, reunindo atrações da música nacional e internacional. E, a exemplo de 2023, a Cidade do Rock está sendo montada no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Edição: Roberto Piza / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

Trânsito: dos 30 mil proprietários de motocicletas, 17 mil não têm CNH

Levantamento divulgado pela Secretaria Nacional de Trânsito mostra que as motocicletas representam 28% do total da frota nacional.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil registra cinco mil focos de incêndios só nas últimas 24 horas

Cerrado ultrapassou a Amazônia nas frentes de fogo e registrou 2.489 focos entre esta segunda (9) e terça-feira. Qualidade do ar tem ficado insalubre em várias cidades brasileiras. Na região amazônica, a fumaça tem chegado à comunidades indígenas. 

Baixar arquivo
Política

Lula se compromete a retomar negociações para reconstrução da BR 319

A rodovia, que vai ligar Manaus, no Amazonas, a Porto Velho, em Rondônia, é alvo de controvérsias há décadas por cortar a região da floresta amazônica. Segundo o presidente, o importante é garantir que não vai haver desmatamento e grilagem de terra próximo à rodovia.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: Brasil e oito países denunciam Daniel Ortega à ONU

O presidente da Nicarágua é acusado de violação de direitos humanos, tortura e repressão. E mais: chega a 127 número de mortos por causa de Tufão, no Vietnã; navios da Segunda Guerra submergem no rio Danúbio.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite Brasil e Paraguai pelas eliminatórias da Copa

A partida é válida pela sétima rodada e vale muito para as duas seleções que não vão bem nas eliminatórias sul-americanas para Copa do Mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil tem períodos de seca mais prolongados, diz Inpe

Pesquisa mostra que entre 1961 a 1990, o número de dias consecutivos secos era de 80 a 85 dias. Na década mais recente, o número subiu para cerca de 100 dias. 

Baixar arquivo